Relatório da Defesa Civil de Petrópolis

Ascom PMP - 02/01/2012

A Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura de Petrópolis informa que, até o momento, foram registradas 128 ocorrências durante toda a segunda-feira causadas pela chuva intensa que atinge o município desde a madrugada do último domingo. Apesar da intensidade das chuvas não houve registro de vítimas. O Comitê de Ações Emergenciais informa que continua em ESTADO DE ALERTA em função da permanência de ocorrência da chuva no município. Todos os órgãos que fazem parte do comitê estão mobilizados para qualquer tipo de emergência. 

No bairro Caxambú foram registrados deslizamentos de terra. Na Estrada Francisco Peixoto da Costa, o banheiro de um imóvel foi atingido e outros pequenos escorregamentos também foram informados para as equipes da Defesa Civil. Na Rua Waldemar Ferreira da Silva, a queda de uma barreira afetou o terreno de uma casa. 

No bairro Floresta, na Rua Henrique Paixão, uma casa foi afetada por um deslizamento e interditada pelas equipes da Defesa Civil. Os moradores do imóvel em questão foram encaminhados para a casa de parentes. 

Na Comunidade do Alemão um barranco deslizou e atingiu uma casa. No imóvel morava uma mulher com três filhos, todos encaminhados para a casa de vizinhos e atendidos por agentes da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac). 

Na Estrada da Saudade (Caminho do Fragoso, sem número), um deslizamento de terra interditou a via, mas uma equipe da Comdep já realizou a limpeza do local e desobstruiu a pista. Na parte da tarde, uma nova ocorrência foi registrada no mesmo trecho, interditando a via parcialmente. Técnicos da D.C estão no local para averiguar a possibilidade de outros deslizamentos, além do início de um novo processo de limpeza do local.

Em Pedro do Rio, dois quilômetros após a entrada do distrito, um deslizamento interditou a principal via. Equipes do DER já realizam a limpeza da estrada, com a liberação da pista prevista até o final do dia. 

A Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) informou que foram deslocadas diversas equipes para a realização da limpeza em todo município.

Grande parte das ocorrências são casos de pequenos deslizamentos de terra, residências que apresentam pequenas rachaduras, alagamentos e vistorias preventivas. Os atendimentos estão sendo feitos de acordo com gravidade de cada caso.

Durante as últimas 24 horas, o maior volume de precipitação registrado passou a ser na Avenida Barão do Rio Branco, com índice pluviométrico de 114 milímetros até o momento. No Itamarati o registro pluviométrico chegou a 105 milímetros. No bairro Independência, o volume de chuva chegou a 104 milímetros. O Vale do Cuiabá, local onde a tragédia ocorreu no ano passado, registrou o menor índice pluviométrico, com 30 milímetros. As informações podem ser aferidas no site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) –http://inea.infoper.net/inea/.

A Defesa Civil funciona em regime de plantão 24 horas com equipes para atender a todos os chamados da população. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 199.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros