quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Estrada Paty do Alferes - Petrópolis tem crateras e pontos de deslizamento

Tribuna de Petrópolis - 04/01/2012

Ao longo da estrada, muitos pontos onde o asfalto cedeu. O DER pede que pessoas evitem passar pela estrada
A chuva que tem sido frequente desde os últimos dias de 2011 não provocou somente a queda de barreiras que afetaram ruas dos bairros e distritos. Atingiu também estradas que ligam Petrópolis a municípios vizinhos. É o caso da RJ-117, entre o Vale das Videiras e Paty do Alferes. Ao longo da via, ocorreram mais de 100 pontos de deslizamentos de terra nos últimos dias. Em vários trechos, a passagem tem sido feita em meia pista. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) opera na estrada com máquinas e caminhões para desobstruir o caminho o mais rápido possível.
A RJ-117 passou por obras, entre março de 2009 e junho de 2010, que custaram R$ 31,2 milhões e foram bancadas pelo governo do estado. A via recebeu nova pavimentação em 23, 7km do total de 44, 3km de extensão da rodovia estadual. Na ocasião, o próprio governador considerou importante revitalizar a estrada, pois, há um ano e meio, beneficiaria 150 mil usuários que fazem uso do caminho que corta a Serra de Araras.
Em um trecho próximo à entrada da Fazenda da Cachoeira, no Vale das Videiras, a pista cedeu. A reclamação de motoristas é que a reforma ocorrida em 2010 não solucionou antigos problemas da estrada. A RJ-117 não possui iluminação, o que obriga os condutores de veículo a redobrar a atenção, e nem sinalização adequada. Apesar de ter a presença de homens do DER, as intervenções não são sinalizadas.
O DER informou que continua com seu efetivo atuando nas estradas estaduais atingidas pelas fortes chuvas dessa semana. Equipes estão trabalhando intensamente e fazem o máximo para resolver as questões de tráfego até o fim de semana. O departamento mantém ainda, 24 horas por dia, o Plantão Rodoviário (2332-5532), onde os motoristas podem tirar dúvidas sobre as condições de tráfego nas vias, além de informar ou denunciar qualquer irregularidade.

2 comentários:

  1. OLá, Leoni. Você sabe a situação da estrada no dia de hoje?

    ResponderExcluir
  2. Qual o estado da estrada de Miguel Pereira até Petrópolis ?

    ResponderExcluir