quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Acordo entre sindicatos garante horário especial nas papelarias

Tribuna de Petrópolis - 04/01/2012

Até o dia 3 de março as papelarias vão funcionar diariamente das 9h às 19h, inclusive aos sábados: tudo para atender a demanda nesta volta às aulas
Através de acordo firmado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio e Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), as papelarias da cidade funcionarão em horário diferenciado até o dia 3 de março. O compromisso firmado entre as duas entidades se iniciou no início desse mês e vai permitir a abertura destes estabelecimentos entre 9h e 19h, também aos sábados, quando costumam fechar às 14h.
Os funcionários têm direito a oito horas diárias de trabalho e 44 horas semanais  em suas jornadas, com escala. Eles devem receber a hora extra com acréscimo de 60%, além de ter o fornecimento do lanche in natura no valor de R$ 8. Algumas lojas pagam este valor ao empregado. E existe papelaria que abre às 8h30. Nesse caso, a empresa deve entrar em acordo com os funcionários para o pagamento de horas extras.
“Este período de compras para o material escolar é o Natal do funcionário de papelaria. Principalmente para aqueles que trabalham com produtividade e recebem comissão sobre o que vendem. Quem trabalha com roupas ou eletrodomésticos aposta nas vendas em dezembro, quando o que mais vende nas papelarias são as agendas. O horário diferenciado desses dois meses serve para atender à demanda de consumo”, explicou José Freire Lopes, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário