terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Novena de São Sebastião - 4º Dia

Pe. William no momento da consagração
No quarto dia da Novena do Glorioso Mártir São Sebastião (14), recebemos o Pe. William, da Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Castrioto. Ele presidiu a celebração, mas a reflexão ficou mais uma vez por conta do nosso pároco, Pe. João Rosa. A meditação do dia foi sobre a Igreja de Pérgamo, com o tema "Abandona as falsas doutrinas" (Ap 2, 12-17).

Pe. João iniciou sua fala destacando que Pérgamo era uma das comunidades mais antigas e capital do Império Romano na Ásia. Era a maior cidade da Ásia Menor, região hoje ocupada pela Turquia. Como o imperador era inimigo de Deus e perseguidor de cristãos, era também considerado o Satanás. Na passagem do Apocalipse, é mencionada a figura de Antipas, um bispo que morreu como mártir, chamado de testemunha fiel de Cristo. 

Nosso sacerdote alertou ainda sobre a prática do sincretismo religioso, quando muitas pessoas aliam o catolicismo com o horóscopo, rezadeiras, cartomante e espiritismo. Em relação aos cristãos de Pérgamo, Deus reconhece que estes eram fieis, mas exorta-os, principalmente aos que insistiam em seguir outras doutrinas e àqueles que faziam os sacrifícios em honra de outros deuses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário