Novena de São Sebastião - 4º Dia

Pe. William no momento da consagração
No quarto dia da Novena do Glorioso Mártir São Sebastião (14), recebemos o Pe. William, da Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Castrioto. Ele presidiu a celebração, mas a reflexão ficou mais uma vez por conta do nosso pároco, Pe. João Rosa. A meditação do dia foi sobre a Igreja de Pérgamo, com o tema "Abandona as falsas doutrinas" (Ap 2, 12-17).

Pe. João iniciou sua fala destacando que Pérgamo era uma das comunidades mais antigas e capital do Império Romano na Ásia. Era a maior cidade da Ásia Menor, região hoje ocupada pela Turquia. Como o imperador era inimigo de Deus e perseguidor de cristãos, era também considerado o Satanás. Na passagem do Apocalipse, é mencionada a figura de Antipas, um bispo que morreu como mártir, chamado de testemunha fiel de Cristo. 

Nosso sacerdote alertou ainda sobre a prática do sincretismo religioso, quando muitas pessoas aliam o catolicismo com o horóscopo, rezadeiras, cartomante e espiritismo. Em relação aos cristãos de Pérgamo, Deus reconhece que estes eram fieis, mas exorta-os, principalmente aos que insistiam em seguir outras doutrinas e àqueles que faziam os sacrifícios em honra de outros deuses.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros