terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Novena de São Sebastião - 5º Dia

Padre João Rosa
No quinto dia da Novena do Glorioso Mártir São Sebastião, Pe. João Rosa foi quem presidiu a celebração e proferiu o tema do dia para uma igreja lotada. A reflexão foi sobre a Igreja de Tiatira com o tema "É tempo de arrepender-se" (Ap 2, 18-29). Logo no início da passagem que fala desta comunidade, Deus elogia os fieis: "Conheço tuas obras, teu amor, tua fidelidade, tua generosidade, tua paciência e persistência; e as tuas últimas obras, que excedem as primeiras" (Ap 2, 19).

Igreja na noite do último domingo
O culto a outros deuses era considerado um adultério, porque Deus se deixa chamar na Bíblia de esposo. Deus alerta logo depois dos elogios que já deu um tempo para o povo se arrepender das faltas cometidas e cita os que comiam carne imolada aos ídolos como maus exemplos. Mas a comunidade não aproveitou a chance. Eis que cerca de 100 anos depois, já no fim do século II, não existiam mais cristãos em Tiatira. Ninguém foi fiel.

Pe. João incensando a imagem de São Sebastião
O que aconteceu em Tiatira foi também para que aquela comunidade servisse de exemplo para quem insistisse no culto a outros deuses e na realização de sacrifício para eles. Se não houver arrependimento, a comunidade acabará. Foi o recado dado por nosso pároco também aos fieis de agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário