Novena de São Sebastião - 5º Dia

Padre João Rosa
No quinto dia da Novena do Glorioso Mártir São Sebastião, Pe. João Rosa foi quem presidiu a celebração e proferiu o tema do dia para uma igreja lotada. A reflexão foi sobre a Igreja de Tiatira com o tema "É tempo de arrepender-se" (Ap 2, 18-29). Logo no início da passagem que fala desta comunidade, Deus elogia os fieis: "Conheço tuas obras, teu amor, tua fidelidade, tua generosidade, tua paciência e persistência; e as tuas últimas obras, que excedem as primeiras" (Ap 2, 19).

Igreja na noite do último domingo
O culto a outros deuses era considerado um adultério, porque Deus se deixa chamar na Bíblia de esposo. Deus alerta logo depois dos elogios que já deu um tempo para o povo se arrepender das faltas cometidas e cita os que comiam carne imolada aos ídolos como maus exemplos. Mas a comunidade não aproveitou a chance. Eis que cerca de 100 anos depois, já no fim do século II, não existiam mais cristãos em Tiatira. Ninguém foi fiel.

Pe. João incensando a imagem de São Sebastião
O que aconteceu em Tiatira foi também para que aquela comunidade servisse de exemplo para quem insistisse no culto a outros deuses e na realização de sacrifício para eles. Se não houver arrependimento, a comunidade acabará. Foi o recado dado por nosso pároco também aos fieis de agora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros