Novena de São Sebastião - 1º Dia

 
Pe. Márcio inaugurou a Novena de 2012
Ontem (11) teve início em nossa paróquia a Novena do Glorioso Mártir São Sebastião 2012. Neste ano o tema é “Eis o que o Espírito diz à Igreja”, refletindo as igrejas primitivas retratadas no livro do Apocalipse. No primeiro dia, recebemos o Pe. Márcio Antônio Damasceno, do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Paraíba do Sul, que veio nos falar sobre “A Igreja no tempo do Apocalipse”.
 
Bem no início de sua reflexão, o Pe. Márcio lembrou que na sua paróquia existem duas comunidades dedicadas também a São Sebastião. Ele tratou logo de desmistificar o livro do Apocalipse, que nada tem a ver com o fim do mundo. O próprio nome do livro quer dizer revelação, que foi feita a um vidente por obra de Deus e escrito no império de Domiciano, no fim do primeiro século da era cristã. Era época de uma Roma pagã e tempo de perseguição e apostasia, que seria o repúdio total à fé cristã. Foi nesse contexto e para esse povo que o livro foi escrito.

O Apocalipse, segundo o Pe. Márcio, anuncia um futuro de esperança para encorajar os fiéis daquele tempo. "O papel da Igreja é levar uma palavra confortadora, manter viva a esperança de Deus e reanimar a coragem daqueles que se sentem desanimados", salientou ele. Não é a primeira vez do Pe. Márcio na paróquia. Ele já pregou na novena anteriormente e também fez as férias do Pe. José Nilton há alguns anos.

A tradicional benção com a relíquia de São Sebastião
A celebração marcou também o início da equipe de liturgia da paróquia. Nosso pároco, Pe. João Rosa, lembra que a cantina ficará aberta nesses dias de novena e reitera os pedidos de doação de óleo e tortas para a festa da próxima semana.
Equipe de Liturgia: Niltinho, Janete, Obraider e Almir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros