Cariocas estão prontos para subir a serra

Tribuna de Petrópolis - 19/01/2012

A partir de amanhã, os cariocas terão um feriado prolongado motivado pelo Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. O feriadão anima o turismo de Petrópolis, que deve receber muitos visitantes no próximo fim de semana. De acordo com Aníbal Duarte, diretor de Turismo da Fundação de Cultura, 70% do mercado turístico da cidade é composto por cariocas. A Concer vai reforçar o serviço de reboque na BR-040 e o atendimento na praça de pedágio de Xerém com a utilização do papa-fila.
O comércio do Centro Histórico e os polos de moda da Rua Teresa e do Bingen funcionam normalmente nesta sexta e sábado. No Centro o horário é de 9h às 19h, na Rua Teresa de 9h às 18h e no Bingen de 6h às 16h. Já em Itaipava, as lojas abrem às 10h e fecham entre 21h e 23h, também no domingo. “Esse feriado, que traz o público do Rio de Janeiro para a cidade, favorece as vendas, ainda mais sendo prolongado. Vamos aproveitar que o tempo está ajudando e a expectativa é ter um bom fim de semana no comércio”, ressalta Ernane Corrêa Magalhães, presidente do Sindicato dos Comerciários.
Todas as vezes em que há um feriado no Rio, esperemos receber um volume maior de pessoas. Eles representam 70% do mercado de Petrópolis. Para aqueles que sempre viajam, Petrópolis é uma das opções. Qualquer situação desse tipo nos faz aumentar as expectativas”, destacou Aníbal Duarte. Os pontos turísticos funcionam normalmente, com destaque para o espetáculo Som e Luz(de quinta a sábado, às 20h), no Museu Imperial.
Principal ponto turístico da cidade, o Museu Imperial está oferecendo durante os meses de janeiro e fevereiro visitas guiadas de hora em hora, das 11h às 16h, de terça-feira a sábado. As visitas são conduzidas por monitoras capacitadas pelo setor de Educação da instituição. Ao longo do ano, elas são responsáveis por acompanhar grupos de estudantes e, no período de férias escolares, estão à disposição do público. O serviço está incluído do valor do ingresso de visitação, sem custo adicional.
Até a manhã dessa quarta-feira, 40% dos leitos na rede hoteleira local já estavam reservados, mas o levantamento da Fundação de Cultura e Turismo aponta para um crescimento de procura nos próximos dias. Eles listam semanalmente as reservas de 89 hotéis e pousadas. Segundo o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), alguns hotéis e pousadas apresentam uma política diferenciada de preços para atrair os hóspedes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros