Ex-diretor do LNCC vai substituir Mercadante

Tribuna de Petrópolis - 19/01/2012

Marco Antônio Raupp em Brasília
O novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação tem um currículo de serviços prestados em Petrópolis. O físico Marco Antônio Raupp, atual presidente da Agência Espacial Brasileira, foi pesquisador titular e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), sediado no Quitandinha, de dezembro de 1999 a agosto de 2006. Ele assume a pasta na próxima terça-feira. O atual ministro, Aloizio Mercadante, entra na vaga de Fernando Haddad, no Ministério da Educação.
Na sua temporada na cidade, Raupp foi também presidente do Conselho Estratégico do Movimento Petrópolis Tecnópolis. Ele está ligado diretamente ao início do LNCC, quando integrava uma equipe de pesquisadores no Laboratório de Cálculo (LAC) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Com o desenvolvimento de pesquisas na área de Matemática Aplicada, eles iniciaram os estudos relacionados à Computação Científica no Brasil.
“Aquele grupo assumiu o pioneirismo de importantes trabalhos da área, tanto na parte teórica quanto na de aplicações. O núcleo se solidificou, inclusive externamente, adquirindo prestígio em campos de estudos ainda recentes no Brasil. As atividades foram decisivas para a criação de sociedades de ciência. Foi um período bastante rico no que diz respeito à produção científica”, disse Marco Antônio Raupp na época das festividades de 30 anos do LNCC, em maio de 2010.
Ele assumiu a Agência Espacial Brasileira (AEB) em março de 2011. Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em Matemática pela Universidade de Chicago (EUA) e livre docente pela Universidade de São Paulo (USP). Exerceu as atividades de professor da Universidade de Brasília (UnB), pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e professor associado no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME/USP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros