Monumento pichado e sem placa em praça

Tribuna de Petrópolis - 17/03/2011

Na Praça da Liberdade, um dos monumentos está pichado

A Praça da Liberdade, uma das principais áreas de lazer da cidade, possui alguns sinais de descaso. Ontem, aniversário de Petrópolis, o espaço público apresentava inúmeros problemas que devem ser solucionados pela prefeitura ainda neste ano, já que o governo municipal possui um projeto com obras de revitalização para o lugar. A intervenção deve começar ainda nesse mês, segundo cronograma apresentado em novembro de 2010, mas é possível encontrar monumentos sem a placa de identificação, poste quebrado, lixeira fora do lugar e monumento pichado.
O monumento que se encontra bem em frente ao coreto não possui mais a placa que identifica a obra, deixando aquele pedaço de pedra sem função. Atrás dessa pedra ainda se encontra um poste que tem a fiação exposta e oferece riscos a quem passa por ali. É importante ressaltar que o logradouro é um dos preferidos para passear com as crianças nos fins de semana, mas deixá-las soltas pela praça pode ser perigoso.
Mais à frente, nas proximidades do chafariz, existe um poste quebrado, onde só permanece a base, e uma lixeira está fora do lugar. Perto da lixeira, o monumento que comemora os 25 anos do Rotary Club de Petrópolis em 24 de outubro de 1953 está pichado. A peça que homenageia Zumbi dos Palmares, ícone da resistência à escravidão, também já sofreu a ação de vândalos, mas se encontra limpa agora.
As transformações que a praça já sofreu em seus mais de cem anos de existência acabam por gerar uma situação curiosa. O monumento de 1922, que foi erigido em honra ao político petropolitano José Tomás da Porciúncula, governador do Estado do Rio de Janeiro entre 1892 e 1894, se encontra em meio à grama. O professor de história Oazinguito Ferreira assegura que o monumento foi mudado de lugar em uma das reformas.


Parte dos recursos para a obra vieram de emenda

Em 2008, o deputado federal Hugo Leal conseguiu a liberação de uma emenda com recursos para a reforma da Praça da Liberdade. Na época, ele explicou que a verba viria do Ministério do Turismo, através de um programa de apoio a projetos de infraestrutura turística no estado do Rio de Janeiro. “A Praça da Liberdade precisa de um tratamento especial, ela é um cartão de visita de Petrópolis e uma significativa área de lazer. Precisamos cuidar bem de todo o patrimônio histórico e cultural da cidade”, disse ele.
A emenda de 500 mil reais ainda não saiu do papel e dependia de licitação para que a obra fosse realizada. Entretanto, em novembro, quando a Prefeitura anunciou as obras de restauração da praça, a alegação era de que a verba seria proveniente do PAC das Cidades Históricas, complementadas pela emenda do deputado. De acordo com Agnaldo Goivinho, secretário de planejamento e urbanismo, as modificações seriam no coreto e no projeto paisagístico feito por Auguste Glaziou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros