terça-feira, 15 de março de 2011

Mercados abrem e bancos fecham na festa da cidade

Tribuna de Petrópolis - 15/03/2011


Em votação realizada em janeiro, os comerciários da cidade decidiram por trabalhar ou não nos feriados de 16 de março, 21 e 23 de abril. No aniversário de Petrópolis, as lojas da Rua Teresa, do Bingen e de Itaipava estarão funcionando normalmente, assim como os supermercados. As lojas do Centro Histórico não estarão abertas, justamente por não ter ocorrido o acerto entre patrões e comerciários naquela eleição. As agências bancárias não funcionam amanhã. A Drogaria Cristal, próxima à esquina entre as ruas do Imperador e Paulo Barbosa, funciona 24h no feriado. 
Todos os pontos turísticos terão funcionamento normal amanhã. Locais como a Catedral São Pedro de Alcântara, a Casa da Ipiranga, a Casa de Santos Dumont, a Casa do Colono, o Palácio de Cristal, o Parque Cremerie e o Parque Municipal não terão alteração nos horários e são opções de lazer para petropolitanos e turistas. O Parque Municipal, em Itaipava, tem ainda as principais atrações do dia: o corpo artístico do Theatro Municipal e depois show com Maria Rita.
Além desta quarta-feira, a Rua Teresa funcionará também em mais dois feriados em abril, na Semana Santa: 21 de abril (Tiradentes) e 23 de abril (São Jorge). Os estabelecimentos funcionarão de 9 às 18h, mas nas segundas-feiras de março (21 e 28), o comércio da Rua Teresa ficará fechado, seguindo acordo sindical. Segundo Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e da Associação da Rua Teresa (Arte), “no dia 16, as pessoas que já frequentam a Rua Teresa mas são de outros municípios não têm a obrigação de saber que nesse dia é feriado na cidade”. De acordo com Marcelo, a abertura de lojas nos outros feriados é para garantir a recuperação das lojas que sofrem com o baixo movimento.



Museu Imperial terá entrada franca para o público

No dia 16 de março, quando é comemorado o aniversário de Petrópolis, o principal ponto turístico da cidade também celebra a data festiva: o Museu Imperial completa 68 anos de sua inauguração. Para celebrar a data, o museu oferecerá entrada gratuita a todos os visitantes e terá uma programação especial.
Além da entrada franca, os visitantes receberão ainda outro presente. No mesmo dia, será lançado o Guia de Visitação do Museu Imperial, patrocinado pela Família Imperial Brasileira, que passará a ser distribuído diariamente ao público, de forma gratuita. A publicação descreve todos os ambientes do palácio e seus anexos, como o jardim e o Pavilhão das Viaturas, além de destacar as principais peças do acervo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário