Alunos do Cefet em feira nacional de engenharia

Tribuna de Petrópolis - 18/03/2011


Três estudantes de Petrópolis tiveram um projeto selecionado como finalista da 9ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace 2011, que acontece de 21 a 26 de março, na Universidade de São Paulo – USP. Eles são alunos do Cefet, do Curso Técnico em Telecomunicações/TV Digital, e tiveram o trabalho coordenado pelo professor Luís Carlos dos Santos Coutinho Retondaro. Os autores do projeto são: Alex de Abreu Tavares, Daniele Delvira Tognochi Corrêa da Silva e Diego Gibson Bastos da Silva. Eles viajam para a capital paulista neste domingo.
Os participantes da feira vão ter a oportunidade de apresentar seus projetos durante a Mostra de Finalistas da Febrace, junto aos melhores trabalhos de todo o país, e estarão concorrendo a diversas premiações, além de poder representar o Brasil na International Science & Engineering Fair 2011 (Intel Isef), em Los Angeles (Estados Unidos), entre 8 e 13 de maio. Os finalistas também participarão de diversas atividades, incluindo palestras, oficinas e visitas monitoradas a laboratórios e institutos da USP.
O projeto é: “20111351 DINO: Registro automático de quadros-chave em animação 3D baseado em captura de movimento de protótipo físico de robô”. O professor Luís Carlos explica: “O projeto desenvolvido pelos alunos surgiu de uma pesquisa acadêmica feita aqui mesmo na nossa unidade. Trata-se de um robô, controlado manualmente, que transmite para o computador o movimento que é feito para os  personagens da animação. É um sistema sem o custo de uma tecnologia muito mais cara, como a utilizada nos EUA, e reduz os gastos que os grandes estúdios possuem”. 
Agora, o grupo busca recursos para financiar a viagem. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (024) 808-2907.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros