Polícia apreende pássaros e armas. Um foi preso

Tribuna de Petrópolis - 01/03/2011

Ao todo, 67 aves foram resgatadas por equipes da PF e da GM
No sábado, uma operação em conjunto da Guarda Municipal e da Polícia Federal fez a apreensão de 67 aves e cinco armas, no Castelo São Manoel e Bairro da Glória. As ações ocorreram na manhã e tarde de sábado. Além dos pássaros e das armas, um homem foi detido e depois conduzido à Água Santa, no Rio de Janeiro. Os objetos da apreensão foram levados para o Núcleo da Polícia Federal em Petrópolis, no Quitandinha.
A operação foi montada após o recebimento de uma denúncia sobre a existência de um cativeiro no Castelo São Manoel. As armas apreendidas, identificadas como garruchas, são antigas e vão passar por perícia para saber se ainda estão em uso. Caso seja confirmado o uso destas armas, o responsável será indiciado por porte ilegal de armamento. Três pessoas devem ser indiciadas por crime ambiental. Na manhã de sábado, dois guardas municipais e uma equipe da PF estiveram na ação.
“Como a denúncia envolvia armas de fogo, solicitamos o auxílio da Polícia Federal. No entanto, as garruchas são muito parecidas com itens de decoração e não sabemos realmente se estão em uso. Dois GM’s estavam na ação”, disse o comandante da GM, Eliel Silveira. Entre as aves apreendidas existem exemplares conhecidos popularmente por xanxão, coleiro e maritaca.
As aves serão levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Seropédica. De acordo com informações do delegado Rubens Stopa, responsável pelo posto da PF em Petrópolis, os pássaros vão passar por perícia e depois serão liberados. A delegacia é coordenada pelo delegado Alexandre Saraiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros