terça-feira, 1 de março de 2011

Polícia apreende pássaros e armas. Um foi preso

Tribuna de Petrópolis - 01/03/2011

Ao todo, 67 aves foram resgatadas por equipes da PF e da GM
No sábado, uma operação em conjunto da Guarda Municipal e da Polícia Federal fez a apreensão de 67 aves e cinco armas, no Castelo São Manoel e Bairro da Glória. As ações ocorreram na manhã e tarde de sábado. Além dos pássaros e das armas, um homem foi detido e depois conduzido à Água Santa, no Rio de Janeiro. Os objetos da apreensão foram levados para o Núcleo da Polícia Federal em Petrópolis, no Quitandinha.
A operação foi montada após o recebimento de uma denúncia sobre a existência de um cativeiro no Castelo São Manoel. As armas apreendidas, identificadas como garruchas, são antigas e vão passar por perícia para saber se ainda estão em uso. Caso seja confirmado o uso destas armas, o responsável será indiciado por porte ilegal de armamento. Três pessoas devem ser indiciadas por crime ambiental. Na manhã de sábado, dois guardas municipais e uma equipe da PF estiveram na ação.
“Como a denúncia envolvia armas de fogo, solicitamos o auxílio da Polícia Federal. No entanto, as garruchas são muito parecidas com itens de decoração e não sabemos realmente se estão em uso. Dois GM’s estavam na ação”, disse o comandante da GM, Eliel Silveira. Entre as aves apreendidas existem exemplares conhecidos popularmente por xanxão, coleiro e maritaca.
As aves serão levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Seropédica. De acordo com informações do delegado Rubens Stopa, responsável pelo posto da PF em Petrópolis, os pássaros vão passar por perícia e depois serão liberados. A delegacia é coordenada pelo delegado Alexandre Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário