Biblioteca do Museu para os petropolitanos

Tribuna de Petrópolis - 23/03/2011


Desde ontem o público tem uma nova entrada para a Biblioteca do Museu Imperial. Os visitantes vão poder agora acessar o setor, que possui 60 mil títulos, pelo Bosque do Imperador, das 13h30 às 17h30. A biblioteca recebe muitos historiadores e pesquisadores e quer se tornar um espaço voltado também para os petropolitanos, que ainda são minoria no local.
“A cidade de Petrópolis tem lugares lindos, mas que não são valorizados. O museu tem um espaço maravilhoso para caminhadas e muitos petropolitanos não conhecem. É a mesma coisa com a biblioteca, queremos que seja um espaço de cultura para conhecer a nossa própria história. Recebemos um público maior de fora, mas queremos mudar isso”, disse Cláudia Maria Souza Costa, historiadora e responsável pelo setor.
A entrada da biblioteca sempre foi pelo Bosque do Imperador, como explica Cláudia Costa, mas há cinco anos estava fechada. Agora, a acessibilidade foi levada em conta e cadeirantes podem também ter acesso ao setor. “Era uma dívida que nós tínhamos, mas antes disso precisávamos garantir a segurança, como fez a diretoria. Estamos devolvendo o acesso, mas ainda faltam melhorias como a instalação de um corrimão”, declarou Cláudia.
A biblioteca recebe historiadores, estudantes de história, de arte e até de genealogia e heráldica. A cidade possui uma boa demanda de pesquisadores, como os membros do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP). No site do Museu Imperial – www.museuimperial.com.br – já existe a biblioteca online, onde as pessoas podem fazer seus pedidos por e-mail, o que constitui grande parte das solicitações de obras. Para mais informações, é só entrar em contato através do e-mail biblioteca@museuimperial.gov.br  ou dos telefones 2245-4162 e 2245-4182.
Nos próximos meses, o Museu Imperial vai ganhar mais duas bibliotecas, voltadas para diferentes públicos. A biblioteca infantil Rocambole vai funcionar no prédio anexo ao Pavilhão das Viaturas e deve ser inaugurada em dois meses, provavelmente na Semana Nacional de Museus, que será celebrada entre os dias 16 e 22 de maio. O espaço poderá ser visitado por muitas crianças que já frequentam o local durante todo o ano.
A outra biblioteca será montada na Casa Cláudio de Souza. “A casa está sendo restaurada e depois vamos transferir o acervo Cláudio de Souza do museu para o local. Uma sala receberá também uma exposição de peças que pertenceu ao acadêmico. Queremos transformar aquele prédio em uma casa que ofereça serviços à população. Serão feitas modificações para que o público frequente aquele ambiente. Vamos propor leituras das peças e até algumas apresentações”, disse Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do museu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros