Briga para resolver clonagem de placa de carro já dura dois anos

Tribuna de Petrópolis - 30/03/2011


Sandra mostra uma das multas que recebeu: ela conseguiu provar a clonagem da placa, mas o Detran enviou novos documentos ao responsável pelo crime

Em Petrópolis, uma mulher vive uma situação bastante confusa. Desde 2009, Sandra Lobianco luta para provar que o seu carro teve a placa clonada e, dessa forma, obter um novo emplacamento e poder ter a sua vida normalizada. Acontece que, em meados de 2010, uma nova placa foi emitida, mas acabou sendo entregue ao proprietário e autor da clonagem. Agora, Sandra espera uma resposta do Detran para conseguir a desejada placa, em mais uma tentativa. A espera começou em outubro do ano passado.
Moradora do Morin e representante comercial, Sandra necessita do carro para trabalhar, o que faz ser ainda mais urgente a resolução do seu problema. Ela comprou o carro, um Hyundai Tucson de cor preta, em julho de 2008. Em março de 2009, chegou a primeira multa por excesso de velocidade. O que causou espanto foi o fato de ter sido emitida após infração praticada na Estrada do Tindiba, no bairro Taquara, no Rio de Janeiro. Ela nunca esteve lá. Observando melhor a foto, pode notar também que o carro era de um modelo diferente e apresentava dois canos de escapamento e marca de uma concessionária carioca.
“Foram muitas multas desde então. Corri atrás dos meus direitos e depois de um tempo voltei a receber multas, mas o carro já estava com uma nova placa. Não fui comunicada de nenhuma mudança e o Detran pediu até que eu evitasse andar de automóvel, pois se o dono do carro clonado participasse de alguma ação criminosa a pena cairia sobre mim”, disse Sandra.
Sem conseguir resolver os seu problemas com o Detran, Sandra procurou o auxílio do advogado Márcio Tesch, através do Instituto Nacional de Defesa do Cidadão Consumidor (Indeccon), do qual ele é presidente. Desde outubro, o Detran prometeu resolver a questão emitindo uma terceira placa, mas até agora nada foi resolvido.  
“O que está acontecendo com com esta senhora é um absurdo. A corregedoria do Detran-RJ, não se sabe como, conseguiu legalizar o carro clonado e remeteu a placa nova para o clone, que ao procurar o Detran recebeu a informação de que a sua placa antiga, estando fora do sistema, se tornou fria. Como solução, foi dito a ela para não rodar com o carro, pois a sua placa não está mais no sistema”, esclareceu Márcio Tesch.
Como ela precisa utilizar o automóvel para trabalho, já passou por situações complicadas. Para não haver dúvidas, ela carrega os documentos que comprovam a sua situação perante o Detran. No carnaval desse ano, viajando dessa vez a passeio, foi parada por uma blitz na Linha Vermelha. Mesmo explicando o que aconteceu nos últimos dois anos, os policiais disseram que só não rebocaram o carro porque não havia nenhum guincho disponível na operação.
“O Detran arranjou uma nova placa para Sandra, mas desde outubro não houve solução para o caso. A colocação ainda não foi feita. O seu carro continua rodando com a placa fria, pois com o emplacamento repassado ao clonador, a dela saiu do sistema”, explicou Márcio Tesch.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros