Aniversário terá orquestra, coro, balé do Municipal e show de Maria Rita

Tribuna de Petrópolis - 11/03/2011


A cantora Maria Rita será uma das atrações no aniversário da cidade

No dia 16 de março, uma extensa programação comemora os 168 anos de fundação de Petrópolis. O evento principal já recebeu até o nome de Brilha Petrópolis e é uma realização do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Theatro Municipal e Prefeitura Municipal. Essa parceria entre os governos será detalhada hoje em coletiva no Palácio Guanabara, sede do governo estadual. A grande atração será o show de Maria Rita, no Parque Municipal, em Itaipava, com início previsto para as 20h. A entrada é gratuita.
Uma das novidades na programação de aniversário da cidade é o oferecimento de três roteiros de caminhada por locais históricos da Cidade Imperial. A inscrição pode ser feita através do site www.condutoresdaserradosorgaos.com.br. Duas rotas serão iniciadas às 8h: Caminho do Ouro e Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará. A primeira rota tem o ponto de encontro na Praça dos Ferroviários, no Alto da Serra, e passa pelo mesmo caminho que seguia para as Minas de Ouro no Século XVIII. A outra se concentra no mesmo ponto e percorre a trilha da antiga estrada de ferro, que subia a serra até 1964. A terceira rota cultural parte às 8h30 do Terminal do Centro e faz  caminhada pela Estrada Velha da Estrela, conhecida como Serra Velha.
O projeto Circuito Cultural Sesi traz uma programação especial para os petropolitanos no Palácio de Cristal. Às 10h, tem apresentação do espetáculo Caravana do Circo, formada por 22 artistas circenses, do teatro e da música. Às 15h, o Sambas de Quinta anima a tarde com Letícia Azevedo interpretando músicas de Cartola, Paulinho da Viola, Chico Buarque e Vinícius de Morais. Às 20h, o Libertango traz uma nova leitura da obra de Astor Piazzolla e Carlos Gardel.
A programação oficial da cidade traz ainda, às 10h, a tradicional homenagem ao major Júlio Koeler, engenheiro alemão responsável pela construção de Petrópolis,  primeira cidade planejada do Brasil, em monumento que fica na frente da Catedral. Às 11h, o bispo diocesano Dom Filippo Santoro celebra missa solene que terá também concerto do órgão de tubos, com o maestro Marco Aurélio Lischt, na Catedral São Pedro de Alcântara.
A partir das 14h, tem a Marcha da Solidariedade e show gospel com a Comunidade Internacional da Zona Sul, Davi Sacer e bandas locais. A concentração é na Praça Paulo Carneiro, no Centro, em frente ao Teatro Santa Cecília. A partir das 17h, o Parque Municipal, em Itaipava, vai receber expoentes da música e da dança. O evento ainda tem apoio de empresas.
Às 18h, o Coro, Orquestra e Ballet  do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sobem a serra e fazem apresentação para os amantes da música clássica. Às 20h, Maria Rita encerra as festividades. A cantora já vendeu mais de 1 milhão de CD’s e DVD’s e acumula diversos prêmios nacionais e internacionais. Ela herdou uma potente voz da mãe, Elis Regina, tem música de grande apelo popular e até emplacou sucessos como tema de novelas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros