Sindicato dos Professores amplia área de atuação

Tribuna de Petrópolis - 01/11/2011

O Sindicato dos Professores de Petrópolis (Sinpro) realiza duas assembleias nos próximos dias, com o objetivo de reunir a categoria para discutir a ampliação da base territorial da entidade e até a mudança de nome, passando a ser Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região. A representação passa a atuar oficialmente também em Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Levy Gasparian, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Vassouras, Mendes e Paulo de Frontin. As assembleias serão no dia 8 (Petrópolis - Sindicato dos Metalúrgicos, às 17h) e dia 10 (Três Rios – Escola Municipal Walter Franklin, 17h).
“Queremos conclamar os professores a participar das assembleias. Além da discussão sobre a nova base territorial, colocaremos em pauta a aprovação do novo estatuto. O anterior era de 1989 e já se encontrava defasado. Agora adaptamos e modernizamos o texto”, comunicou o professor Antônio Carlos Mussel, primeiro secretário do sindicato. Ele presidiu a entidade por duas vezes, 1980/1983 e 1984/1986. Sendo membro da diretoria desde 1971, ele garante que o Sinpro não sofrerá abalos com o aumento da base.
“Não será um grande impacto para nós. Desde 2005, já temos a subsede de Três Rios e mais recentemente o sindicato de lá decidiu abrir mão de representar os professores locais. A entidade fica é mais fortalecida. O processo de emancipação que cidades como Areal e São José passaram não foi suficiente para dar autonomia a estes municípios em tudo. Na questão sindical ainda são frágeis, por isso é natural que Petrópolis assuma esse posto”, explicou ele.
O Sinpro possui 1.500 profissionais na cidade e, abrangendo agora 10 municípios, deve chegar a um número entre 2.500 e 3.000 sindicalizados. A representação contempla os trabalhadores da área privada da educação, como escolas particulares e cursos livres. São 80 estabelecimentos cadastrados em Petrópolis e outros 25 em Três Rios. Será feito um levantamento para mapear as unidades dos outros locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros