terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sindicato dos Professores amplia área de atuação

Tribuna de Petrópolis - 01/11/2011

O Sindicato dos Professores de Petrópolis (Sinpro) realiza duas assembleias nos próximos dias, com o objetivo de reunir a categoria para discutir a ampliação da base territorial da entidade e até a mudança de nome, passando a ser Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região. A representação passa a atuar oficialmente também em Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Levy Gasparian, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Vassouras, Mendes e Paulo de Frontin. As assembleias serão no dia 8 (Petrópolis - Sindicato dos Metalúrgicos, às 17h) e dia 10 (Três Rios – Escola Municipal Walter Franklin, 17h).
“Queremos conclamar os professores a participar das assembleias. Além da discussão sobre a nova base territorial, colocaremos em pauta a aprovação do novo estatuto. O anterior era de 1989 e já se encontrava defasado. Agora adaptamos e modernizamos o texto”, comunicou o professor Antônio Carlos Mussel, primeiro secretário do sindicato. Ele presidiu a entidade por duas vezes, 1980/1983 e 1984/1986. Sendo membro da diretoria desde 1971, ele garante que o Sinpro não sofrerá abalos com o aumento da base.
“Não será um grande impacto para nós. Desde 2005, já temos a subsede de Três Rios e mais recentemente o sindicato de lá decidiu abrir mão de representar os professores locais. A entidade fica é mais fortalecida. O processo de emancipação que cidades como Areal e São José passaram não foi suficiente para dar autonomia a estes municípios em tudo. Na questão sindical ainda são frágeis, por isso é natural que Petrópolis assuma esse posto”, explicou ele.
O Sinpro possui 1.500 profissionais na cidade e, abrangendo agora 10 municípios, deve chegar a um número entre 2.500 e 3.000 sindicalizados. A representação contempla os trabalhadores da área privada da educação, como escolas particulares e cursos livres. São 80 estabelecimentos cadastrados em Petrópolis e outros 25 em Três Rios. Será feito um levantamento para mapear as unidades dos outros locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário