Artistas de várias cidades vão grafitar muro domingo

Tribuna de Petrópolis - 19/11/2011

Vinte artistas vão refazer a pintura do muro na antiga linha férrea
Um novo olhar para a arte de rua está surgindo na cidade. É o que desejam os grafiteiros que fazem parte do projeto Chovendo Tinta, iniciativa que reúne três artistas petropolitanos com experiência na pintura de espaços públicos, que promete movimentar e tornar ainda mais bonitos ambientes já degradados de Petrópolis. É nesse domingo que o grupo lança um blog – www.chovendotinta.com.br – e estará com 20 artistas de Petrópolis, Teresópolis, Rio de Janeiro, Macaé, São Paulo e Baixada Fluminense, dando nova roupagem a um muro de 50 metros na antiga linha do trem no Alto da Serra.
Rodrigo “AK”, Alan Cabo e Marcelo Zaz querem trabalhar com o grafite de forma profissional, por isso somam forças em um projeto ambicioso. “Nosso foco maior será um blog de informação que vai atender uma carência dos artistas da cidade. Só encontramos informações de fora e muito pouca coisa daqui. Faremos a conexão de Petrópolis com o grafite do mundo. Também vamos investir no comércio de equipamentos importados, que são difíceis de encontrar nas proximidades”, explicou Rodrigo.
Eles não descartam a contratação para a pintura de ruas, muros e até ambientes particulares, mas esse não é o foco inicial. Para dar vida a um projeto desse tipo foi preciso conquistar parceiros que serão importantes na manutenção do trabalho. Apóiam esta iniciativa a loja de tintas Cor&Casa e a Suvinil, além de outras empresas locais como a Tradição Mineira e Bioinset.
O evento inaugural do projeto, previsto para as 10h de amanhã, pode ser adiado com o mau tempo. A nova data seria dia 4 de dezembro, mas um dos organizadores se mantém bastante otimista com a realização já nesse domingo. “Tenho olhado a previsão do tempo todos os dias e torcendo para que não chova. Estão vindo pessoas de fora e até gente de São Paulo só para a pintura do muro”, declarou Rodrigo.
O blog terá correspondentes em várias cidades e inclusive até um em Nova York, que vai trazer as tendências do grafite nos Estados Unidos. O blog Chovendo Tinta será o primeiro do tipo na Região Serrana e um dos poucos especializados no assunto em todo o Brasil. O objetivo principal dessa ferramenta é trazer o mundo do grafite para o internauta, seja ele um grafiteiro experiente ou apenas um apreciador da arte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros