Fonoaudiólogos: encontro marca os 30 anos da regulamentação da profissão

Tribuna de Petrópolis - 25/11/2011

Nanci Barillo: objetivo é discutir a saúde como promoção e não como doença
Amanhã será realizado o II Encontro Integrado de Fonoaudiologia de Petrópolis que comemora os 30 anos de regulamentação da profissão no Brasil. O evento acontece das 8h30 às 16h, no Salão Nobre da UCP. A inscrição para profissionais das áreas de Saúde e Educação é gratuita e deverá ser feita pelo telefone 2237-3616 (ramal 218) ou 22481907. As vagas são limitadas.
O primeiro encontro, realizado em 2010, ocorreu no Centro de Saúde. O Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono) pretende realizar seus encontros sempre próximos ao dia 9 de dezembro, data em que se comemora o profissional da área. O ofício, que existe desde 1920, só começou a ganhar reconhecimento na década de 1950, quando foi criado o primeiro curso de nível superior. Em 1981 veio a regulamentação. A data será comemorada em todo o país.
“Começamos resolvendo os problemas na escola, com pessoas que necessitavam de cuidados para aprender. Hoje, a atuação está mais ampla e atendemos creches, escolas, hospitais, empresas, telemarketing e até no jornalismo com profissionais da televisão. Nossa área de abrangência agora é muito grande e estamos nos firmando como profissionais da Saúde”, enfatizou Nanci Barillo, fonoaudióloga da secretaria municipal de Saúde.
As especialidades da fonoaudiologia são audição, linguagem, voz, motricidade oral, disfagia e fonoaudiologia educacional. “O primeiro encontro procurou reunir profissionais destas diferentes áreas para trocar experiências e se conhecerem.
Uma recente conquista destes profissionais, que são pouco mais de 100 em Petrópolis, foi a implantação da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva pelo Ministério da Saúde, que atende todas as faixas etárias. Dentro do programa, tem se destacado a campanha pelo Teste da Orelhinha. O exame feito em recém-nascidos deve ser realizado pelo fonoaudiólogo. “Assim é possível detectar problemas antes, prevenir os casos e encontrar soluções eficazes com antecedência”, ressaltou ela.
O II Encontro Integrado de Fonoaudiologia de Petrópolis visa promover a área na rede pública do município e debater a relação do setor com uma melhor qualidade de vida para todos os indivíduos. Ele tem o apoio da prefeitura, da Universidade Católica de Petrópolis, da Unicred e da Telex. “O objetivo principal é discutir a saúde como promoção e não como doença”, resumiu Nanci Barillo, que ainda disponibilizou seus telefones para contato: 9395-6584 e 8808-5037.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros