Os encantos e delícias do Valparaíso reunidos em festival gastronômico

Tribuna de Petrópolis - 06/11/2011

Iniciado na última sexta-feira, o I Festival Gastronômico do Centro Gastronômico do Valparaíso segue fazendo sucesso. O evento, que conta com o apoio da Cervejaria Cidade Imperial, segue até o dia 4 de dezembro. Os restaurantes participantes são: Enoteca Santo Vinho - Vinho Santo, Kinpai, Olivinho, Armazém 646, Bendita Garrafa e Sushi Petro. Cada um apresenta uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, que integram o menu da festival. Os empresários já planejam uma segunda edição para outubro de 2012.
A ideia surgiu no dia 20 de setembro, quando Bernardo Filho, do Santo Vinho, conversava com Augusto Monteiro Queirós, do Kinpai. Ambos se queixavam do baixo movimento registrado no mês de agosto e contavam ainda com o relato de outros amigos. Para mudar a situação e atrair o público, pensaram em organizar um festival gastronômico para outubro, mas como a data estava muito próxima, resolveram adiar para novembro. E assim foi feito.
“Esta é só a primeira edição do evento. Em outubro do próximo ano, vamos chamar os restaurantes do Centro Histórico para participar também. Somos muito agradecidos à Cervejaria Cidade Imperial, especialmente à dona Rita e Andréa Kreischer, pois se não fosse a empresa o evento nem aconteceria. Muita gente já confirmou presença e a repercussão na internet tem sido boa também”, destacou Bernardo Filho, um dos idealizadores.
Gaúcho de Porto Alegre, Bernardo foi criado na cidade de Bento Gonçalves, onde aprendeu a apreciar vinhos. Casado há 23 anos com uma petropolitana, fez carreira com uma distribuidora de vinhos no Rio de Janeiro. Ele teve que deixar a ocupação por problemas de saúde e se reinventou com uma loja de vinhos na Rua Gonçalves Dias, no Valparaíso. Liberado pelos médicos para voltar ao trabalho, comprou um restaurante no número 508 da mesma rua e, desde março de 2010, vem cultivando uma clientela fiel que é apreciadora de bons vinhos e baterá ponto no festival.
“A expectativa é muito boa, se todos que já me mandaram e-mail vierem mesmo será um grande sucesso”, frisou ele. No Santo Vinho, o prato principal é o risoto de camarão, uma das especialidades já conhecidas da casa. O risoto também é o destaque do Bendita Garrafa, só que de abóbora com carne seca. O Kinpai e o Sushi Petro não fogem da cozinha oriental e servem salmão grelhado ao molho de maracujá e um combinado de sushis, sashimis e makimonos, respectivamente. O Olivinho apresenta um spaghetti tre fungi e o Armazém 646 oferece uma picanha ao Armazém.
A Cervejaria Cidade Imperial apoia e acredita que eventos desse tipo divulgam a boa gastronomia da cidade. Petropolitanos e turistas devem conferir os pratos e saborear as delícias oferecidas pelos restaurantes que, segundo a empresa, estão em harmonia com a Cidade Imperial. Três tipos de cervejas podem ser encontrados nos locais participantes do festival: pilsen (clara), dunkel (escura) e helles München (lançamento de 2011 seguindo os conceitos de Lei de Pureza alemã).

Comentários

  1. Olá bom dia

    O meu nome é Pedro José Martins Queirós Fialho tojo, sou português, resido actualmente em Salvador, sou neto de Augusto Monteiro Queirós um cidadão português que emigrou entre 1928 e 1938 para o Brasil, mais especificamente para a cidade de Santos.
    Estou a inicia a pesquisa de forma a tentar descobrir o que aconteceu com o meu avò paterno, pois a familia perdeu o contacto com ele após entrada no Brasil.
    Achei que o seu nome , pode ter alguma relação familiar, se não peço desculpa.
    Gostaria que me ajudasse nesta minha pesquisa.
    Antecipadamente grato pela atenção dispensada , sou com os meus melhores cumprimentos
    Pedro Tojo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros