Políticas para a juventude terão recursos do Estado

Tribuna de Petrópólis - 22/11/2011

A Coordenadoria de Políticas Especiais para a Juventude da Prefeitura de Petrópolis está prestes a ter o seu maior orçamento no próximo ano. O presente virá do deputado estadual Robson Leite (PT), que protocolou uma emenda ao orçamento estadual de 2012 de R$ 200 mil na Alerj para a Promoção e Defesa dos Direitos da Juventude de Petrópolis. O valor supera de longe a maior verba já repassada à coordenadoria, que foi R$ 7 mil. Com a aprovação da emenda, o projeto a ser executado em seguida é a criação do Centro de Referência da Juventude (CRJ).
“O Centro de Referência já é uma política do governo do estado presente no Rio de Janeiro e Niterói. Petrópolis será a primeira cidade do interior a ter um. Queremos instalá-lo em um lugar central para facilitar o acesso. Será um espaço para a juventude frequentar e ter como seu, onde psicólogos e assistentes sociais darão atendimento. Ainda teremos um auditório que poderá receber atividades de qualquer segmento da juventude. É um espaço que ainda não temos”, declarou o coordenador do setor, Yuri Moura.
A expectativa é de que o local esteja pronto em março, já que a execução da verba orçamentária deve se iniciar em fevereiro. No CRJ, haverá ainda espaço para oficinas. “Vamos implantar o programa Jovem para Jovem, que já é tema de conversas com as universidades locais. Em troca de horas complementares, os alunos poderão dar aulas no CRJ. O Conselho Municipal de Juventude ajudará com alimentação e auxílio transporte e quem fizer o curso ganhará um certificado”, explicou Yuri. Para ele, é importante deixar um legado de políticas públicas para a área, que está ganhando cada vez mais atenção. Outro ponto que receberá um olhar especial é a Praça Duque de Caxias, no Centro, que terá a reforma da Praça de Skate. E, para dezembro, um projeto que será iniciado é o Balcão do Jovem Trabalhador. “Creio que em duas semanas conseguiremos colocá-lo em funcionamento. O balcão ficará na sede da Setrac (Avenida Ipiranga – 544) e vai reunir as informações do CIEE, Ceter e Mudes. Vamos centralizar todas as vagas e passar a ser um ponto de referência na procura de emprego para os jovens. Criaremos ainda um balcão itinerante”, destacou Yuri Moura.
No próximo sábado, às 14h, na sede da Setrac, haverá a capacitação para os voluntários da Brigada Jovem, projeto que visa incentivar o voluntariado nos jovens petropolitanos, através da formação de um corpo permanente de ajuda. Os 60 jovens que se inscreveram na brigada desde janeiro são convidados a participar do evento. Os presentes receberão certificação ao fim do curso, desde que tenham a presença mínima de 70%.
“Com a tragédia das chuvas em janeiro, muita gente queria ajudar, mas não foi instruída para isso. Pessoalmente, vi pessoas que poderiam ter ajudado de outra maneira. Para suprir essa falta de preparação e prevenir a população jovem para novos desastres, faremos a capacitação com apoio da Defesa Civil e do Comitê de Ações Emergenciais, presidido pelo Luís Eduardo Peixoto. É interessante atrair aqueles que já se envolvem com a natureza, através dos esportes de aventura”, afirmou Yuri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros