Contagem regressiva para a reativação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial

Tribuna de Petrópolis - 10/11/2011

Jorge Juca é um dos mais cotados para assumir a presidência do conselho
No próximo sábado, o Conselho Municipal de  Promoção da Igualdade Racial retoma as suas atividades após um tempo de paralisação, em reunião a ser realizada a partir das 8h, na sede da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), na Avenida Ipiranga. Neste dia também serão eleitos os novos membros do conselho, que será constituído por 18 representantes indicados pelo poder público e sociedade civil. O músico Jorge Juca integra a comissão que organiza as eleições e um dos nomes cotados para assumir a presidência do conselho.
Membro da ong Consciência com Cidadania, que trabalha com moradores de rua, dependentes químicos e com a terceira idade, Jorge acredita que a reativação do conselho poderá trazer muitos benefícios. “Creio que se ficarmos só no discurso cultural, o trabalho não irá para a frente, não terá sequência. É preciso atrair a participação das associações de moradores, sindicatos, instituições religiosas e movimentos sociais para os debates. Assim é mais fácil discutir sobre a inclusão social e o papel do negro na atual sociedade brasileira”, explicou ele.
O petropolitano de 63 anos, que tem uma grande experiência na música, tendo acompanhado artistas como Tim Maia e Martinho da Vila, quer ajudar a reconstruir o conselho para depois incluir outras atividades. “O primeiro passo é colocar o conselho em prática e aí teremos mais tempo para realizar outros eventos. Talvez nem precisássemos criar organizações desse tipo se o negro tivesse sido respeitado. Hoje temos que lutar pelo direito de ter melhores oportunidades, acho que não deveria ser assim. Devemos promover uma discussão mais profunda, até sobre questões existenciais  próprias do ser humano moderno”, descreveu ele.
Também nesse sábado, o advogado e professor universitário Jesus do Nascimento vai proferir uma palestra sobre a Lei Áurea, também na sede da Setrac. Entre os dias 15 e 20 de novembro, a Fundação de Cultura e Turismo realiza a Semana da Consciência Negra. O Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, exibirá filmes sobre o tema. No dia 18 de novembro, haverá um show de Luiz Melodia na Praça da Liberdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros