Dia da Bandeira: festa no Batalhão Pedro II

Tribuna de Petrópolis - 20/11/2011

Crianças ajudam o major Oliveira Barros a hastear a Bandeira Nacional
O 32º Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão Dom Pedro II – realizou ontem cerimônia militar em comemoração ao Dia da Bandeira. O batalhão é composto por cerca de 600 militares, mas somente metade deste efetivo participou. O restante está na operação Arcanjo V, de pacificação, no Complexo do Alemão junto do comandante tenente-coronel Fábio Pires do Val. Quem esteve no comando foi o major Oliveira Barros.
Duas crianças da Escola General Heitor Borges, que fica em área militar, ajudaram o subcomandante, major Oliveira Barros, no hasteamento da bandeira. “Esta solenidade militar é mais uma oportunidade de demonstrar o civismo perante a sociedade. Todas as datas nacionais são lembradas e comemoradas nos quartéis”, destacou o major. Uma mensagem especial do comandante do Exército brasileiro, general Enzo Martins Peri, foi lida no ato.
O general lembra que a bandeira “afirma nossa independência e soberania, alimenta nossos sonhos e nos emula a concretizá-los”. Ele ainda ressalta que “o lábaro representa a alma brasileira e nos conclama à concórdia, à solidariedade, ao sentimento de justiça, ao respeito, à fraterna aceitação dos diferentes e do ambiente onde somos acolhidos, sem distinção de credo ou origem étnica”. Logo depois ocorreu a incineração de bandeiras velhas, já desgastadas pelo tempo de uso.
Entre as autoridades presentes estiveram o general Fileto Pires Ferreira, o capitão Tadeu Franco de Oliveira (Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis – Amirp), tenente Paulo Lúcio da Cruz Loureiro (Associação Petropolitana dos Pacificadores – APPA), Deise Sueli Fagundes da Rosa (Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – ANVFEB), George Juarez Nassif (Associação dos Veteranos e Amigos do Nosso Batalhão – AVANB) e tenente Paulo César Vieira Miranda (Associação dos Oficiais da Reserva do Exército – AORE).
A Escola Municipal General Heitor Borges marcou presença com 15 estudantes, acompanhados da diretora Jaqueline Azevedo de Assis. “Pra nós é muito importante participar de uma solenidade como essa. O Dia da Bandeira é uma celebração do civismo”, contou ela. Foram ainda homenageados e agraciados com medalhas quatro militares: major Eduardo Cerqueira da Silva, subtenente Paulo José de Andrade Neves, 2º sargento Josemar Souza e 2º sargento Alex Santos Felix da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros