domingo, 20 de novembro de 2011

Dia da Bandeira: festa no Batalhão Pedro II

Tribuna de Petrópolis - 20/11/2011

Crianças ajudam o major Oliveira Barros a hastear a Bandeira Nacional
O 32º Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão Dom Pedro II – realizou ontem cerimônia militar em comemoração ao Dia da Bandeira. O batalhão é composto por cerca de 600 militares, mas somente metade deste efetivo participou. O restante está na operação Arcanjo V, de pacificação, no Complexo do Alemão junto do comandante tenente-coronel Fábio Pires do Val. Quem esteve no comando foi o major Oliveira Barros.
Duas crianças da Escola General Heitor Borges, que fica em área militar, ajudaram o subcomandante, major Oliveira Barros, no hasteamento da bandeira. “Esta solenidade militar é mais uma oportunidade de demonstrar o civismo perante a sociedade. Todas as datas nacionais são lembradas e comemoradas nos quartéis”, destacou o major. Uma mensagem especial do comandante do Exército brasileiro, general Enzo Martins Peri, foi lida no ato.
O general lembra que a bandeira “afirma nossa independência e soberania, alimenta nossos sonhos e nos emula a concretizá-los”. Ele ainda ressalta que “o lábaro representa a alma brasileira e nos conclama à concórdia, à solidariedade, ao sentimento de justiça, ao respeito, à fraterna aceitação dos diferentes e do ambiente onde somos acolhidos, sem distinção de credo ou origem étnica”. Logo depois ocorreu a incineração de bandeiras velhas, já desgastadas pelo tempo de uso.
Entre as autoridades presentes estiveram o general Fileto Pires Ferreira, o capitão Tadeu Franco de Oliveira (Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis – Amirp), tenente Paulo Lúcio da Cruz Loureiro (Associação Petropolitana dos Pacificadores – APPA), Deise Sueli Fagundes da Rosa (Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – ANVFEB), George Juarez Nassif (Associação dos Veteranos e Amigos do Nosso Batalhão – AVANB) e tenente Paulo César Vieira Miranda (Associação dos Oficiais da Reserva do Exército – AORE).
A Escola Municipal General Heitor Borges marcou presença com 15 estudantes, acompanhados da diretora Jaqueline Azevedo de Assis. “Pra nós é muito importante participar de uma solenidade como essa. O Dia da Bandeira é uma celebração do civismo”, contou ela. Foram ainda homenageados e agraciados com medalhas quatro militares: major Eduardo Cerqueira da Silva, subtenente Paulo José de Andrade Neves, 2º sargento Josemar Souza e 2º sargento Alex Santos Felix da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário