Cemitérios prontos e esquema especial já montado para o Dia de Finados

 Tribuna de Petrópolis - 01/11/2011

Mais de 20 mil pessoas devem passar pelos sete cemitérios da cidade. No Centro haverá esquema especial de trânsito e vans para transporte de idosos
Amanhã, Dia de Finados, os sete cemitérios do município terão o seu grande dia de movimentação no ano. Mesmo os comerciantes não estando tão otimistas para a data, o fluxo de visitantes deve ser superior a 20 mil pessoas passando pelos cemitérios de Petrópolis, Itaipava, Vale das Videiras, Secretário, Garibú (Posse), Brejal e Quarteirão Worms (Km-92 da pista de descida da BR-040). De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a chance de haver chuva é pequena.
Nos últimos dias, os funcionários dos cemitérios se desdobraram para realizar os serviços de manutenção e limpeza de todas as unidades. A Rua Coronel Fabrício de Mattos, via que corta o Cemitério Municipal, ficará fechada hoje e amanhã para garantir a segurança dos pedestres que estarão visitando o local. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão atuando na área. Amanhã, o cemitério ainda ficará aberto de 7 às 19h.
“Disponibilizaremos três banheiros químicos que poderão ser utilizados pela população e colocaremos ainda vans para auxiliar o transporte de pessoas idosas às partes mais altas. Além desses serviços, teremos as tradicionais barracas de flores”, explicou Ulisses Reis Sampaio, administrador dos cemitérios municipais, destacando que Petrópolis é uma das únicas cidades do estado a ter todo o sistema de registro de óbitos informatizado.
Mesmo que a previsão do tempo não confirme se chove nesta quarta-feira, os comerciantes não se animam muito. “O movimento caiu 90% em relação ao que era dez anos atrás. Para Finados, o aumento nas vendas deve chegar a 30%, mas é pouco significativo. O pessoal mais antigo fazia questão de vir ao cemitério mesmo, só que atualmente tudo atrapalha as pessoas”, relatou o empresário Manuel da Silva, proprietário da flora Las Palmas há 30 anos. Uma mostra da queda do movimento é que, segundo ele, outras duas floras que existiam nas imediações da praça Oswaldo Cruz fecharam.
Só no Cemitério Municipal são 8.015 sepulturas, 2.750 gavetas e 2.000 covas rasas. Por ano, é feita uma média de 2.300 sepultamentos. Desde 1856, já foram realizados 67 mil sepultamentos. E alguns destes são de pessoas famosas. Estão lá o apresentador de TV Flávio Cavalcanti, o escritor Stefan Zweig e a esposa Elizabeth Carlotte Altman, o major Júlio Frederico Koeller e o ex-presidente Marechal Hermes da Fonseca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros