Uma colônia de férias com preocupações ambientais

Tribuna de Petrópolis - 13/07/2011


A Fazenda da Samambaia, construída no século XVIII, é hoje sede do Instituto Samambaia de Ciência Ambiental (Isca), entidade que elabora projetos de meio ambiente. E é nesse espaço que o instituto vai promover a sua terceira colônia de férias para crianças de 3 a 12 anos, entre os dias 18 e 29 de julho, das 13h às 16h30. O objetivo do Isca é proporcionar atividades ligadas á educação ambiental. São oferecidas 30 vagas.
“Com esse frio dos últimos dias, não queremos que as crianças percam as férias ficando só dentro de casa. A colônia tem um tema ambiental e vamos organizar uma gincana e oficinas que vão ensinar a montar brinquedos com material reciclável, como garrafas pet, papel e cartolina”, explicou Amanda Ribas, assistente de coordenação de projetos do Isca. A colônia tem ainda a organização de Rosane Fernandes, coordenadora de projetos.
Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 2242-3478. A fazenda fica na Estrada da Samambaia,138. A conscientização ambiental já é uma prática constante do instituto. Eles recebem escolas para visitas em período integral, de 10h30 às 16h, ou por turno, tanto pela manhã, das 10h às 12h20, quanto à tarde, das 13h30 às 15h30. O cronograma abrange passagem pela fazenda e seu patrimônio histórico, dinâmicas ambientais e atividades temáticas. O lanche e o almoço utilizam cardápio elaborado com produtos orgânicos cultivados na propriedade e região.
A Diocese de Petrópolis também realiza colônias de férias em algumas das suas 43 paróquias. Uma delas é a de São Sebastião do Indaiá. O grupo de jovens da comunidade, o JUAF, realiza a colônia desde 1981 e é uma atividade que já acompanha o grupo desde o início. Nesse ano, o evento acontece entre 25 e 29 de julho, das 13h às 17h. A organização colocou 100 vagas à disposição das crianças carentes do bairro, dos 4 aos 10 anos.
“O grupo completou 30 anos em 2010, sendo 29 deles realizando a colônia. Nosso objetivo é evangelizar as crianças com os ensinamentos cristãos. Queremos trazer também aquelas que não têm o hábito de frequentar a igreja e outras que já acompanham seus pais”, explicou Bruno Larangeira, que coordena o grupo junto com Frederico Molter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros