sexta-feira, 15 de julho de 2011

32º BI tem espaço utilizado nos Jogos Mundiais Militares, neste mês

Tribuna de Petrópolis - 15/07/2011


Começam amanhã, no Rio de Janeiro, os Jogos Mundiais Militares. A quinta edição dos jogos organizados pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM, em inglês) acontece de 16 a 24  de julho, a primeira vez no Brasil. O evento é encarado como preparatório das outras competições que acontecem no país nos próximos anos (Copa do Mundo e Olimpíadas). Contando com alguns atletas que se tornaram militares para participar das provas, como os brasileiros Jadel Gregório e Natália Falavigna, serão cerca de 6 mil atletas de mais de 100 países.
A maior parte das instalações se encontra na cidade sede, mas alguns esportes foram levados para municípios do interior do estado. Entraram assim na competição as cidades de Mesquita, Seropédica, Resende e Paty do Alferes, que conta com o Campo de Instrução de Avelar. O local fica sob o comando do 32° Batalhão de Infantaria de Petrópolis. O tenente-coronel Fábio Pires do Val, comandante do batalhão, já está no local para apoiar a organização da prova.
O Campo de Avelar vai sediar a competição de Orientação, uma modalidade que usa a natureza como campo de jogo. O objetivo do praticante é passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e uma bússola. A modalidade foi reconhecida em 1977 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Surgiu no Brasil em 1970, através da iniciativa de militares que estiveram observando competições na Dinamarca.
A Floresta Nacional Mário Xavier (Flona), em Seropédica, também sediará algumas provas deste esporte. A competição acontece dias 19 e 20 de julho, a partir das 8 horas, em Avelar. A entrada é gratuita e a promessa é de uma concorrida prova com atletas profissionais nacionais e estrangeiros, de alto nível, em uma disputa intensa. O 32º BI participa dos Jogos Mundiais Militares também nas áreas de segurança e logística dos atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário