População adere à moda da coleta seletiva

Tribuna de Petrópolis - 29/07/2011


Cléa Lima já aderiu à coleta seletiva. Ela junta caixinhas de leite, latas de leite condensado e embalagens de remédio
A coleta seletiva já funciona no bairro Valparaíso desde o fim do mês de março. Em pouco mais de quatro meses, a população daquele bairro já aderiu e segue contribuindo para a realização da reciclagem dos materiais descartados. E o fato não acontece só na parte baixa, onde reside a classe média, mas também nas comunidades da parte alta, como no Chapa Quatro. Lá, nas vizinhanças do Posto de Saúde Santíssima Trindade, nas ruas Lopes de Castro e Presidente Nereu Ramos, os moradores fazem questão de separar o lixo e esperar a coleta, que é feita toda quarta-feira pela manhã.
“Aqui, cada um separa o seu lixo e aproveitamos que a coleta tem acontecido regularmente. Eu separo as caixinhas de leite e os materiais plásticos”, disse o serralheiro Mário Ivan Rodrigues de Souza. A doméstica Cléa Nadir de Oliveira Lima, moradora do local há 45 anos, também comemora a manutenção da coleta seletiva no logradouro. “Eu separo e lavo as caixinhas de leite e as latas de leite condensado, por exemplo. Acho legal também por não haver mais acúmulo de lixo na rua. Muita gente tem participado”, informou ela.
A Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) cede um saco de lixo grande para as famílias e estas, em sacolas menores, depositam nele o material doméstico descartado. “Tudo pode ser reaproveitado, como as latas de óleo e as caixas de remédio que eu uso”, declarou Cléa Lima. Os bairros não possuem um ponto de coleta e esta tem sido repassada para três cooperativas conveniadas. Uma, vinculada à Oficina de Jesus, fica no Independência, e outras duas estão no distrito de Cascatinha, em local anteriormente ocupado pela fábrica de tintas Tropical.
A Comdep acrescenta que o lixo é enviado para o aterro sanitário de Pedro do Rio e que está sendo montado um cronograma para inclusão de outros bairros no processo de coleta seletiva. De acordo com Claudionor Portilho, encarregado pela Coleta Seletiva, o Bingen deve ser o próximo bairro a receber a coleta. Já fazem parte do programa Mosela e Morin. As cooperativas suprem a falta de pessoal e caminhões para fazer este tipo de serviço, informou outra funcionária da Comdep.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros