José Anibal dos Prazeres é presidente de conselho

Tribuna de Petrópolis - 02/07/2011

Após cinco anos de paralisação, mais um conselho volta a atuar na cidade. Dessa vez é o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Comter). A nova formação da entidade, com 18 membros titulares, tomará posse na tarde da próxima segunda-feira, no Gabinete do Prefeito. O novo presidente, com mandato até junho de 2012, será José Aníbal dos Prazeres, que esteve por 20 anos à frente do Sindicato dos Empregados no Comércio. Um dos desafios da nova diretoria é trazer para Petrópolis mais cursos para a capacitação profissional da população.
“A nossa luta será para que haja cursos profissionalizantes na cidade oferecidos pelo governo municipal. Podemos utilizar verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador  (FAT) como uma forma de melhorar o currículo de quem se encontra fora do mercado de trabalho. É importante se adequar ao que a cidade já oferece, por isso devemos trazer cursos nas áreas de turismo, comércio e construção civil”, declarou Aníbal dos Prazeres.
De acordo com o novo presidente do conselho, a vocação turística de Petrópolis não pode ser descartada no novo processo de gestão do órgão, que será vinculado à Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac). “A área de hotelaria e restaurantes também será atendida pelos cursos que pretendemos implantar. Em janeiro, com a tragédia que atingiu o Vale do Cuiabá, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, pediu capacitação também na área de construção civil”, relatou Aníbal.
Serão duas mil vagas a ser ofertadas aos trabalhadores petropolitanos. Os cursos deverão acontecer nas sedes dos sindicatos que possuem espaços disponíveis, como salas que comportem turmas de 20 alunos. A prefeitura pode também ceder espaços em escolas da rede municipal. O conselho pretende preencher a lacuna que existe em algumas áreas não contempladas por cursos do Sebrae e do Senai.
São 18 membros titulares e 18 suplentes.
Representação do poder público: Sheila Guimarães; Luiz Eduardo Moreira Peixoto Corrêa; Hélio Volgari Braga; Agnaldo Goivinho da Silva; Robson Cardinelli e representante do Estado. Representantes dos trabalhadores: José Aníbal dos Prazeres; Wanilton  Reis dos Santos; Luis Cláudio Ferreira da Rocha; Haroldo Marques Tenente; Carlos José Machado; e José Maria Rabello. Representantes patronais:Gilmar de Oliveira; Marco Aurélio Machado Ávilla; Ary Pinheiro de Almeida; Rosemeri de Souza Silva; Addison Freitas Meneses; e Carla Ivania da Silva Gonçalves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros