Polícia e Bombeiros contra as queimadas

Tribuna de Petrópolis - 28/07/2011


Rafael Simão, dos Bombeiros, e o delegado Marcello Braga: união de forças
Na tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros, através do 15ºGBM de Petrópolis, e a Polícia Civil, com a 105ªDP, firmaram uma parceria para combater as queimadas e identificar os responsáveis por essas ações criminosas. O anúncio foi feito pelo tenente-coronel Rafael José Simão e o delegado Marcello Braga Maia. Só neste mês, foram registrados 100 focos de incêndios florestais na cidade e durante todo o ano de 2010 foram mais de 500 casos. O próprio delegado disse que é muito difícil identificar o responsável por esse tipo de ação.
“Os incêndios intencionais são crime e a população precisa saber disso. Esse tipo de violação é punida com base em dois dispositivos: o artigo 250 do Código Penal e a Lei 9605/98, com o artigo 41. O primeiro trata da incolumidade pública, quando se causa incêndio, expondo a vida ou o patrimônio a perigo, podendo gerar reclusão de três a seis anos. Já o segundo trata do incêndio em matas e florestas, com reclusão de dois a quatro anos. Quando for culposo, isto é, sem intenção, a pena é de seis meses a um ano”, explicou o delegado Marcello Maia.
Segundo o tenente-coronel Rafael Simão, os bombeiros detectaram um elevado índice de fogo em vegetação e incêndios em Área de Proteção Ambiental (APA). “Após essa constatação, resolvemos realizar um trabalho integrado com a 105ªDP. Ao receber um chamado, imediatamente comunicaremos à delegacia também”, declarou ele. “A queimada é um crime de difícil solução. Assim que tiver um incêndio, a perícia vai também para o local. Estou aqui há quatro meses e, nesse tempo, não houve nenhuma comunicação de incêndio em matas ou florestas”, informou o delegado.
De acordo com Simão, existe, nas queimadas, muito mais do que o mato consumido. “Os proprietários de fazendas e sítios colocam fogo e promovem a destruição da fauna e flora locais. No entanto, se for algo sem controle, pode atingir propriedades vizinhas, residências e até pessoas. O fogo acaba com a vegetação, e a topografia de Petrópolis é rochosa. Sem aquilo que ajuda a segurar as pedras nos muitos morros que existem pelo município, ocorrem o rolamento dos blocos rochosos e o escorregamento. O dano é muito maior do que parece ser”, enfatizou o comandante do Corpo de Bombeiros.
A parceria só será viabilizada com o apoio da população, que deve entrar em contato através dos telefones 193 (Bombeiros), 2291-0816 (105ªDP) e até do             0300-253-1177       (Disque Denúncia). Os dados informados vão ajudar a Polícia Civil a realizar uma investigação mais detalhada. A Polícia Civil não possui estatísticas do número de queimadas criminosas e da quantidade de pessoas detidas por crimes desse tipo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros