Programa de estágio garante inserção de jovens no mercado de trabalho

Tribuna de Petrópolis - 09/07/2011

Raquel Rangel de Araújo aproveitou a oportunidade. Matriculada no curso de gestão em Turismo, ela é estagiária
O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) já conseguiu empregar mais de 100 jovens através de uma parceria firmada com o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e a Associação de Empresários e Amigos da Rua Teresa (Arte), em dezembro de 2010. O programa de estágio propicia mais segurança para os estabelecimentos que contratam estagiários para o desempenho de várias funções. As áreas de administração, informática, moda e turismo foram as mais beneficiadas.
“A parceria foi feita para motivar o comércio na contratação de estagiários e aprendizes. O principal setor tem sido o de administração, empregando auxiliares de escritório, principalmente. Já são mais de 100 vagas preenchidas. E o estágio tem que ser bom para as duas partes. Com o prazo máximo de dois anos, o jovem que sabe aproveitar a oportunidade acaba sendo contratado como efetivo antes mesmo de um ano”, declarou Jorge Tavares, supervisor regional do CIEE na Região Serrana.
Segundo Jorge Tavares, essa modalidade de estágio faz com que a empresa forme o seu próprio profissional e ainda acabe com um antigo problema: a falta de experiência dos jovens. “A parceria com a Rua Teresa, atingindo lojas e confecções, atraiu estas empresas para uma realidade já compartilhada há algum tempo pelas indústrias. O comércio agora conta também com os estagiários”, afirmou ele.  No total, o CIEE já empregou mais de 1200 estagiários em Petrópolis e mais 160 no programa federal Jovem Aprendiz
Para Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio, uma das grandes vantagens desta parceria, feita quando ele ainda estava à frente da Arte, é a possibilidade de contar com mão de obra qualificada e barata. “O estagiário não tem vínculo trabalhista, o acordo pode ser desfeito a qualquer momento e é uma experiência muito boa para os jovens, que têm ainda uma carga horária menor. Se aproveitarem bem a chance, podem ser contratados pela mesma empresa ou outra que eles tenham mantido contato”, disse Fiorini.
O atendimento aos turistas no Centro de Moda da Rua Teresa é feito por duas estagiárias beneficiadas por essa parceria. Ambas estudam no curso de Gestão de Turismo pelo Cefet. Raquel Rangel de Araújo, de 21 anos, começou neste mês na função. “Fiz o cadastro no site do CIEE, mas fiquei mais de seis meses esperando por uma vaga. Aqui é bom, pois tenho contato o tempo todo com os turistas e levo para a prática aquilo que aprendo nas aulas. Eu ainda passei a estudar mais para passar as informações corretas aos visitantes”, relatou ela, que fica no posto de 8h30 às 13h30.
Vanessa de Oliveira, de 29 anos, trabalha no local de 13h30 às 18h30 e trocou a atividade do comércio para atuar na própria área de estudo. “Estou aqui desde abril, onde aprimoro o conhecimento que estou adquirindo na faculdade. Gosto do que faço e além disso tenho de praticar o inglês e o espanhol, idioma que já tenho fluência. É muito bacana também estar em um lugar onde existe todo o aparato necessário para o serviço”, descreveu ela. 
Os interessados devem fazer o cadastro através do site www.ciee.org.br ou procurar o posto da entidade em Petrópolis, na Avenida Dom Pedro I, 374, Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros