Passeio em homenagem a Alberto Santos Dumont

Tribuna de Petrópolis - 21/07/2011


Atores caracterizados fizeram sucesso no Centro Histórico

Alberto Santos Dumont, um dos mais ilustres de Petrópolis, completaria ontem 138 anos. Para comemorar  a data, o ator Sylvio Costa Filho, caracterizado como o Pai da Aviação, fez uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade. Ele partiu do Palácio Rio Negro, local que visitou primeira vez em janeiro de 1914 (quando veio à cidade através de convite do presidente da república Marechal Hermes da Fonseca, que era casado com a petropolitana Nair de Tefé), e foi até a sua antiga casa, conhecida como A Encantada, hoje uma das mais importantes atrações turísticas de Petrópolis. Estava ada atriz Pita Cavalcanti, caracterizada como Marcelle Grandcey, uma grande amiga de Santos Dumont.
“Faço o personagem há 12 anos. A primeira montagem foi para um vídeo institucional da própria Casa de Santos Dumont. Depois disso, comecei a fazer pesquisas para melhorar o meu desempenho, tendo passado a atuar em várias bienais culturais e feiras de turismo. Santos Dumont é um mito brasileiro, sendo assim tive a ideia de homenageá-lo dessa forma, e a Fundação de Cultura gostou também. Para que a data não passasse em branco, elaboramos uma programação especial para esse dia”, explicou o ator Sylvio Costa Filho.
Já a atriz Pita Cavalcanti não encena a esposa do Pai da Aviação, como muitos perguntavam ontem. A personagem dela, na verdade, serviu para representar todas as amigas e fãs que o aviador possuía na sociedade parisiense, entre o fim do século XIX e início do século XX. “Elas eram muito amigas dele mesmo. Torciam pelo sucesso das invenções e esperavam ansiosas a chegada dele na França”, disse Pita. Santos Dumont faleceu em 23 de julho de 1932, aos 59 anos, não constituiu família e nem teve filhos.
Os atores saíram do Palácio Rio Negro, em uma charrete, pouco depois das 15h. Fizeram um passeio pelo Centro Histórico, numa caminhada onde confraternizavam com todos e atendiam aos muitos pedidos de fotos. Passaram pelos jardins do Museu Imperial, pelas ruas históricas, bibliotecas, livrarias, cafés e também pela Praça da Liberdade. Coube ainda uma visita ao local onde se encontra a réplica do 14 Bis, na mesma área do antigo Hotel Majestic, lugar que Santos Dumont utilizou como hospedagem em 1914.
Em 1917, Dumont mandou construir a sua casa na Rua do Encanto, tendo permanecido lá até 1922. Após isso, a residência foi visitada por ele com menos frequência. Hoje transformada em Museu Casa de Santos Dumont, o famoso ponto turístico atrai mais de 100 mil visitantes por ano. As principais atrações são o chuveiro de água quente e a escada que obriga as pessoas a sempre iniciar a subida com o pé direito. O museu foi escolhido como ponto final do passeio.

Comentários

  1. Ficou muito boa a sua matéria. Parabéns e obrigado pela divulgação. Só estou vendo hoje, quase dois anos depois. Voltaremos a comemorar este ano de 2014, agora, 140 anos.
    Abraços do Sylvio Costa Filho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros