segunda-feira, 18 de julho de 2011

Imunização contra o sarampo segue até o fim da semana

Tribuna de Petrópolis - 17/07/2011

A campanha de vacinação contra o sarampo, iniciada no dia 18 de junho, termina na próxima sexta-feira, 22 de julho. De acordo com dados preliminares do SUS, divulgados nesta sexta, cerca de 8,6 milhões de crianças foram vacinadas, o que corresponde a uma cobertura de 83,89% da população estimada de crianças com idade entre 1 e 7 anos, em oito estados. A meta do governo é atingir até 95% das crianças nesta faixa etária.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde janeiro foram registrados mais de 6,5 mil casos na Europa, sendo 5 mil só na França. Como o fluxo de turistas estrangeiros aumenta no Brasil nas férias de julho, assim como a ida de brasileiros para o exterior também cresce, o Ministério da Saúde resolveu antecipar a campanha de vacinação em oito estados, entre eles o Rio de Janeiro. O critério levou em conta o fluxo turístico, densidade populacional e baixa cobertura da vacina tríplice viral.
Todas as crianças devem receber a vacina, mesmo as que já tenham sido imunizadas ou que já tenham contraído a doença. A vacinação contra o sarampo tem obtido um impacto muito grande na redução das mortes por essa doença. A secretária de saúde do município, Aparecida Barbosa da Silva, pediu, no início de julho, que os pais não deixem de imunizar os seus filhos.“Queremos que esta obtenha o mesmo sucesso da campanha contra a poliomielite e que nenhuma criança venha a sofrer com as sequelas destas duas doenças”, disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário