domingo, 9 de outubro de 2011

Lei proíbe fumo nos pontos de ônibus

Tribuna de Petrópolis - 08/10/2011

A cidade tem, há uma semana, uma nova lei que proíbe fumar nos pontos de ônibus. A Lei 6.896 é de autoria do vereador Silmar Fortes (PMDB), conhecido também como o Silmar da Saúde, e foi sancionada pelo prefeito no dia 28 de setembro, constando no Diário Oficial do dia seguinte. O texto diz que o governo municipal tem 60 dias, a contar da publicação, para regulamentar a nova norma. O projeto ainda prevê a utilização de placas informativas nos ônibus e multa para os infratores.
“Acho insuportável as pessoas que não respeitam o espaço dos outros. Na hora do almoço, às vezes, até encontro gente fumando dentro do restaurante. É uma lei muito positiva”, declarou Ricardo Lomba, professor e técnico de tênis de mesa. Para ele, existem outras questões que merecem leis específicas, como o transporte, mas o problema do fumo deve também ser regulamentado.
Para a escrevente Adriana Chaves, a falta de noção de alguns fumantes acabou causando esta situação. Se eles respeitassem mais, talvez não fosse preciso criar a lei. “Acho muito correta esta nova lei. O brasileiro não tem noção. O fumante não sabe ou finge não saber quem está por perto. Quando vejo essa situação eu logo me afasto. O ruim é que isso é comum em Petrópolis”, relatou ela.
O próprio autor da lei disse que pensava estar fazendo um grande serviço à população, mas foi surpreendido por críticas nada construtivas através da rede social Facebook. Teve gente pedindo até uma lei que garantisse o atendimento médico no Hospital Alcides Carneiro, citando como uma lei mais útil para o povo. Silmar disse não ser contra os fumantes. “Não tenho preconceito ou estigma. Acho legal o debate e a crítica construtiva, mas não os ataques”, comentou ele.
“Eu sou sanitarista e tem um olhar especial para a promoção da saúde, tenho que garantir direitos. Foi para isso que fui eleito. Temos um problema crescente na atualidade que é o fumante passivo. Se alguns estiverem fumando no ponto, os outros acabam inalando a fumaça também. Muitas pessoas vieram reclamar comigo sobre isso. A fumaça traz problemas de saúde e pode causar câncer por conter substâncias tóxicas como a amônia”, informou.
A placa a ser afixada no interior dos ônibus virá com a frase “É proibido fumar nos pontos de ônibus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário