Lei proíbe fumo nos pontos de ônibus

Tribuna de Petrópolis - 08/10/2011

A cidade tem, há uma semana, uma nova lei que proíbe fumar nos pontos de ônibus. A Lei 6.896 é de autoria do vereador Silmar Fortes (PMDB), conhecido também como o Silmar da Saúde, e foi sancionada pelo prefeito no dia 28 de setembro, constando no Diário Oficial do dia seguinte. O texto diz que o governo municipal tem 60 dias, a contar da publicação, para regulamentar a nova norma. O projeto ainda prevê a utilização de placas informativas nos ônibus e multa para os infratores.
“Acho insuportável as pessoas que não respeitam o espaço dos outros. Na hora do almoço, às vezes, até encontro gente fumando dentro do restaurante. É uma lei muito positiva”, declarou Ricardo Lomba, professor e técnico de tênis de mesa. Para ele, existem outras questões que merecem leis específicas, como o transporte, mas o problema do fumo deve também ser regulamentado.
Para a escrevente Adriana Chaves, a falta de noção de alguns fumantes acabou causando esta situação. Se eles respeitassem mais, talvez não fosse preciso criar a lei. “Acho muito correta esta nova lei. O brasileiro não tem noção. O fumante não sabe ou finge não saber quem está por perto. Quando vejo essa situação eu logo me afasto. O ruim é que isso é comum em Petrópolis”, relatou ela.
O próprio autor da lei disse que pensava estar fazendo um grande serviço à população, mas foi surpreendido por críticas nada construtivas através da rede social Facebook. Teve gente pedindo até uma lei que garantisse o atendimento médico no Hospital Alcides Carneiro, citando como uma lei mais útil para o povo. Silmar disse não ser contra os fumantes. “Não tenho preconceito ou estigma. Acho legal o debate e a crítica construtiva, mas não os ataques”, comentou ele.
“Eu sou sanitarista e tem um olhar especial para a promoção da saúde, tenho que garantir direitos. Foi para isso que fui eleito. Temos um problema crescente na atualidade que é o fumante passivo. Se alguns estiverem fumando no ponto, os outros acabam inalando a fumaça também. Muitas pessoas vieram reclamar comigo sobre isso. A fumaça traz problemas de saúde e pode causar câncer por conter substâncias tóxicas como a amônia”, informou.
A placa a ser afixada no interior dos ônibus virá com a frase “É proibido fumar nos pontos de ônibus”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros