Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Tribuna de Petrópolis - 18/10/2011

A Companhia de Dança Lúmini abriu o evento ontem, no Theatro Municipal
Foi inaugurada ontem a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2011, que é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento deste ano terá como tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos. Em Petrópolis, serão 243 atividades que serão realizadas, em sua maioria, no Laboratório Nacional de Computação Científica, no Quitandinha, onde foi montada a Tenda da Ciência.
A inauguração, na noite de ontem, contou com a participação da Companhia de Dança Lúmini. Na solenidade que marcou a abertura oficial, no Theatro D. Pedro, o grupo apresentou  uma proposta inovadora, que une dança, ciência e tecnologia de ponta. O trabalho tem como base  pesquisas realizadas no Núcleo de Dança da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi a primeira vez que o espetáculo foi apresentado em um teatro.
A companhia trouxe a peça As Aventuras de Nina e Atomita, dirigida por Sérgio Machado. “O espetáculo conta a história de uma menina que precisa fazer um trabalho para a feira de ciências da escola e é ajudada por um vizinho. Ele mostra para ela que a química está em tudo e é dessa forma lúdica que nos apresentamos, utilizando efeitos especiais na coreografia e conhecimentos de dança, física, química e biologia”, descreveu ele.
De acordo com o governo municipal, a expectativa é de que Petrópolis supere o número de visitações da última edição do evento, quando mais de 20 mil pessoas percorreram os estandes. A cidade será a sexta de todo o país em número de atividades promovidas – sendo todas elas com entrada gratuita – e também a com maior concentração de atrações do Rio de Janeiro. Ao todo, serão mais de 9 mil eventos acontecendo simultaneamente em 450 cidades, por meio de 655 instituições.
“É uma excelente oportunidade para a população petropolitana conhecer os diversos institutos de pesquisas nacionais ligados Ministério de Ciência e Tecnologia. O intuito é mobilizar todos, principalmente as crianças e jovens, em torno do tema deste ano e ainda despertar o interesse para essa área. O palco principal será o LNCC, mas teremos palestras e cursos em diversas instituições como a Fase, a Universidade Católica de Petrópolis, a Estácio de Sá, o Museu Imperial e a Fiocruz”, destacou Robson Cardinelli, secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura. A SNCT pretende mostrar a importância do tema escolhido para a vida e para o desenvolvimento do país e possibilitar que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações, além de valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros