EAC 10 ANOS


Dominus - N°46 - Agosto/Setembro de 2011

O Encontro de Adolescentes com Cristo – EAC – completa 10 anos de existência no próximo dia 15 de setembro. A data é motivo de muita comemoração para aqueles que desejaram formar um grupo que abrangesse os adolescentes egressos da catequese até aqueles que ainda não tinham idade para fazer o encontro do JUAF, que podia ser feito a partir dos 15 anos. O dia da celebração marca a data exata da primeira reunião, realizada em um sábado, às 15h.
Os adolescentes fundadores do grupo foram Guilherme Cavalcante Lisboa e Regiane Cristina Dias. Os dois, juntamente com Leandro Divan Ferreira e Marcus Vinícius Cabral, ficaram responsáveis pela condução do grupo em seus primeiros meses. Leandro e Marcus Vinícius ficaram na coordenação até meados de 2002. Regiane e Guilherme só deixaram o EAC em 2003.
Entre os dias 12 e 15 de outubro de 2001, Guilherme, Regiane e Vinícius estiveram na Paróquia São João Batista, na localidade de Jaciguá, no Espírito Santo. Através de um contato feito pelo tio do Guilherme, que cuidava do EAC da Paróquia de São Miguel, em Juiz de Fora, os três participaram do EAC (lá se pronuncia E-A-C) local e trouxeram as principais ideias para aplicarem no grupo. Muitas utilizadas dentro do encontro. 
Após um período inicial que ficou caracterizado pela união de todos e a amizade, já que o grupo foi se formando através do convite aos conhecidos e outros que foram se ajuntando, começou a ser colocada em prática a idéia de se fazer um encontro. Com a ajuda de algumas pessoas, a equipe de 14 jovens encabeçados por Rômulo de Santos Barros participou da preparação por cerca de quatro meses até a data do 1° EAC da paróquia: 16 de fevereiro de 2003.
No Salão Paroquial, em um dia somente, o encontro reuniu 63 adolescentes. Foi o que precisava acontecer para que o sonho de ver um grupo fortalecido tivesse sido realizado. No entanto, faltava maturidade para que a obra pudesse ser conduzida e, sendo assim, Rômulo assumiu a coordenação no dia 16 de março, um mês após ajudar a conduzir o encontro. Tendo ficado por mais de três anos à frente do grupo, deu uma contribuição decisiva para que a obra tomasse uma forma.
Para os dias 3 e 4 de abril de 2004, estava sendo montado um encontrão, que iria reunir adolescentes do 1° encontro e novos freqüentadores do grupo. Dessa forma, 75 adolescentes participaram desse momento, sendo 55 do 1° EAC. No entanto, este acabou sendo o 2° EAC e frustrou aqueles que não aproveitaram a ocasião e já não podiam mais fazer encontros. O 3° EAC foi ao mesmo ano, entre 10 e 12 de setembro, e foi o primeiro fechado, no Cefepal.
Já a partir do 4° EAC, os encontros passaram a ser realizados no Cefas, no Retiro, uma casa que pertence ao Cursilho. Rômulo deixou o EAC e passou a coordenação para Alessandro Vieira Mazzi e Leonni Pissurno no dia 8 de outubro de 2006. Os dois participaram da principal reforma na estrutura do encontro. O 6° EAC foi o primeiro a contar com quatro dias, com o objetivo de proporcionar um melhor aproveitamento dos adolescentes, visto que os dois últimos encontros haviam sido muito corridos.
Alessandro permaneceu na coordenação até o fim de 2008 e Leonni continuou por mais um ano, tendo passado a missão para Jéssica Leite Vieira, a atual coordenadora, no dia 6 de dezembro de 2009. O 10° EAC, o encontro mais recente, foi realizado entre 21 e 24 de julho e contou com 48 adolescentes. Agora, o grupo se prepara para as comemorações pelos 10 anos de caminhada e terá em meios às celebrações festivas, o lançamento de um blog. Este blog vai reunir fotos, vídeos e informações de todos os 542 adolescentes que já fizeram encontro.


Confira o blog em:
http://eacsaosebastiao.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros