Vítimas da tragédia não conseguem nova CNH

Tribuna de Petrópolis - 27/01/2011

Moradores das áreas atingidas pelas chuvas em Petrópolis, principalmente do Vale do Cuiabá, se queixam por não poder obter a gratuidade na retirada de documentos no posto do Detran que funciona no prédio da antiga rodoviária. Jorge Antônio da Costa, de 55 anos, não conseguiu a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação sem que fosse preciso pagar o Duda (Documento Único de Arrecadação).
Na última semana, após um entendimento entre o defensor público geral do Estado do Rio de Janeiro, Nilson Bruno Filho, e o diretor de Identificação Civil do Detran, Marcos Siliprandi, o setor de Defensoria Pública, em cada município afetado, expediu um ofício ao Detran requerendo que todas as vítimas das chuvas fossem beneficiadas com o pedido de isenção de taxa para segunda via de certidões de nascimento, casamento, carteira de identidade e de habilitação.
A decisão facilitaria os trabalhos das Defensorias Públicas e do Detran, além de beneficiar a todas as vítimas, que poderão ir diretamente aos postos de atendimento, sem a necessidade de passar primeiro pelos Núcleos da Defensoria, desburocratizando todo o atendimento.
“Eu perdi a (carteira de) habilitação na enchente do Vale do Cuiabá. Na segunda, eu fui retirar a segunda via da CNH no posto do Centro e falaram para eu pegar a isenção em Itaipava. Voltei na quarta-feira (ontem) e novamente o posto aqui do Centro não conseguiu me atender, esperei por cerca de 1h20 e saí sem obter a segunda via do documento”, declarou Jorge Antônio.
Jorge perdeu tudo na tragédia provocada pelas chuvas no Vale do Cuiabá. O imóvel onde morava foi destruído e no momento ele reside na casa do irmão. Na enchente, ele perdeu também o seu automóvel, uma kombi. “Dessa forma, acho que vou mesmo ter que pagar o Duda, mas estou também lutando pelo meu direito”, completou ele.
De acordo com Fábio Júnior, supervisor do serviço de habilitação do Detran em Petrópolis, o ofício expedido em 21 de janeiro de 2011 é válido somente para a retirada da segunda via dos documentos. O caso de alguns moradores é que a carteira já estava vencida, precisando assim ser feita a renovação, e para esta situação é preciso realmente pedir a isenção no Centro de Cidadania em Itaipava.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros