Novena de São Sebastião - 4° Dia

Paróquia de São Sebastião do Indaiá

Pe. João incensando a imagem de São Sebastião
No quarto dia da Novena do Glorioso Mártir São Sebastião, o tema foi "José, o despenseiro de Deus" (Gn 39, 1-6. 45, 1-5). O sacerdote que nos visitaria hoje seria o Pe. Jardel, da Paróquia de São João Batista da Posse, mas ele está envolvido na assistência das vítimas da chuva e não pode vir. Portanto, quem fez a reflexão nesta sexta-feira foi o nosso pároco, Pe. João Rosa de Miranda.
O Pe. João fez um ótimo apanhado da história de José, que está descrita nos capítulos de 37 a 50 do Livro de Gênesis. Jacó, que ganhou o nome de Israel (aquele que luta com Deus), amava José mais do que os outros 11 filhos, porque este era o filho concebido na velhice. Ele foi vendido pelos irmãos, que tinham inveja dele, a ismaelitas que o levaram para o Egito. Lá, porém, foi abençoado por Deus e chegou ao posto de 1° ministro do Egito. Mas ele acabou caindo em uma armadilha e foi preso.
Como José tinha o poder de revelar os sonhos, conseguiu ajudar o faraó e assim foi solto. Voltando ao cargo de 1° ministro, pode ajudar os seus irmãos que não acreditaram que José tivesse chegado em tal posição. A história aqui, muito resumida, é fascinante quando acompanhada na Sagrada Escritura.
José é um tipo do Antigo Testamento que simboliza o Cristo. Jesus também foi vendido (por Judas), traído pelos irmãos (apóstolos) e passou por essa situação para salvar. Para finalizar, nosso pároco fez uso de uma passagem Carta de São Paulo aos Romanos (8,28): "Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros