Tapumes dificultam a visibilidade e atrapalham a vida dos motoristas

Tribuna de Petrópolis - 08/01/2011

Área em frente ao hospital abriga obra
Motoristas reclamam que no encontro das ruas Paulino Afonso, Ingelheim e Carlos Gomes, no Bingen, uma obra atrapalha a visibilidade. Segundo eles, a obra da Águas do Imperador para construção da Estação de Tratamento de Esgotos Piabanha prejudica quem trafega na ponte que faz a ligação entre as três vias e que funciona em mão inglesa.

O Código de Trânsito, instituído pela Lei nº 9.503, de 23/09/97, determina, no artigo 71, que “o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização”.  
Os taxistas da Rua Paulino Afonso são os mais incomodados. Além da pouca visibilidade, eles reclamam que a obra está sendo executada em um período muito ruim, pois as chuvas no local provocam transtornos.
“O tapume é para evitar a aglomeração de curiosos e para eles tocarem a obra sem interferência. Sorte que até agora não teve nenhum acidente aqui”, falou Marco Antônio dos Santos. 
O advogado José Carlos de Araújo Almeida Filho afirmou ser ilegal a colocação de tapumes que impossibilitem a visibilidade dos motoristas. De acordo com o advogado, o art. 81 do CTB é claro ao afirmar que “nas vias públicas e nos imóveis é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito”.
“É certo que os tapumes são considerados mobiliários, porque são bens móveis de propriedade da concessionária”, relatou José Carlos. O próprio advogado quase sofreu um acidente quando trafegava em direção ao centro da cidade. “Eu vi quando o motorista saiu da ponte, em direção ao Quarteirão Ingelheim, de onde eu saía, e preocupava-se com a visão da Rua Carlos Gomes. Como a ponte está em mão inglesa, quase colidimos”.
A concessionária Águas do Imperador informou que já entrou em contato com a CPTrans para sinalizar o local da melhor forma possível, mas o orgão responsável pelo trânsito em Petrópolis não viu necessidade de intervenções. A empresa, no entanto, não entende que os tapumes possam atrapalhar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros