Feriado no Rio pode trazer turistas

Tribuna de Petrópolis - 12/01/2011


O feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, no próximo dia 20, deve trazer turistas cariocas para o fim de semana prolongado em Petrópolis. Como o feriado será em uma quinta-feira, existe a expectativa de que um bom número de pessoas possa procurar a Cidade Imperial para descansar e também fazer compras, principalmente na Rua Teresa.
“A previsão sempre é de que aumente o número de turistas em feriados prolongados. A cidade deve ficar bastante cheia, com um número grande de pessoas. Isso vai movimentar o comércio, os hotéis e restaurantes de toda a cidade”, disse Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio).
Para Flávio Câmara, do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), os hotéis e pousadas de Petrópolis oferecem tranquilidade e um bom descanso para quem não gosta de tumulto. “Quem não gosta de praia pode, na serra, andar a cavalo e conhecer bons restaurantes, além de desfrutar do descanso que muitas vezes não encontra no litoral”, declarou ele.  
“Quando tem feriados longos, a cidade acaba se beneficiando. Quando começa em uma quinta ou termina em uma segunda ou terça-feira, faz com que a temporada do turista seja maior. O que realmente pode nos ajudar é o tempo, pois nesta época do ano concorremos com as praias. No último fim de semana não choveu e foi excelente para os hotéis e pousadas de Petrópolis”, finalizou Flávio Câmara, do PCVB.
Durante 13 dias, a imagem do santo protetor da Cidade Maravilhosa percorrerá diversos pontos do Rio. A peregrinação começou na última sexta-feira, com uma missa na paróquia da Tijuca, e terminará no dia 19, no Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, no Centro. 
No feriado municipal, a capital fluminense comemora o seu padroeiro. A festa religiosa tem missa às 9h, na Paróquia São Sebastião, na Tijuca, e às 15h procissão saindo do mesmo local para a Catedral Metropolitana, na Avenida Chile. Haverá a encenação de um auto da vida do santo e a apresentação dos cânticos populares com padres da arquidiocese do Rio de Janeiro. 
Para os esportistas, ainda tem a Corrida de São Sebastião. A prova faz parte do calendário oficial de eventos do Rio e é uma das mais tradicionais do Brasil, com percursos de 5 km e 10km. A largada será às 8h, no Aterro do Flamengo, com a chegada no mesmo lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros