População se mobiliza para arrecadar donativos e ajudar as vítimas da chuva

Tribuna de Petrópolis - 16/01/2011

Caminhões de donativos recolhiam doações ontem durante todo o dia

As pessoas que tiveram perdas com as chuvas na Região Serrana, seja de parentes ou bens materiais, não vão ter o sofrimento amenizado somente com as doações. No entanto, uma grande mobilização tomou conta da população petropolitana, que de diversas maneiras e com variados grupos, está se organizando para arrecadar a maior quantidade de donativos possível e poder suprir parte da necessidade dos muitos desabrigados e desalojados. 
Em Petrópolis, a Prefeitura Municipal está concentrando os donativos, que chegam de muitos lugares, em um centro de distribuição no Ciep 472 – Cândido Portinari, que fica ao lado do Centro de Cidadania de Itaipava (Estrada União e Indústria, 11.860). A escola possui muitos voluntários e recebeu ainda o auxílio do Exército Brasileiro, com três caminhões e 105 homens, para também ajudar na busca de vítimas.
O 26º Batalhão de Polícia Militar (Rua Domingos Silvério, s/nº – Quitandinha) também recebe as doações. Para as pessoas que não podem ir até o local e fazer a sua contribuição, o batalhão disponibiliza uma viatura, sob o comando do Cabo Vieira, para ir até as residências e buscar os donativos. Basta informar o endereço e um telefone de contato para os números 8835-1370 e 9266-6282.

Grupos se organizam em mutirão por toda a cidade

No Shopping Bauhaus, a campanha Todos pela Serra mantém um dos postos de arrecadação. Os outros locais são Universidade Estácio de Sá (Rua Bingen, 50 – Bingen), Bikers Lounge (Estrada União e Indústria, 9032 - Itaipava) e Academia Corpo & Água (Est. Independência, 27 – Cremerie). Mais de uma tonelada de alimentos e 500 sacolas de roupa já chegaram a esses postos. Parte do material já foi entregue para as famílias do Vale do Cuiabá na sexta, mas ontem os donativos teriam o destino de Areal e São José do Vale do Rio Preto.
A iniciativa partiu de um grupo de empresários e amigos, que se uniram em prol das vítimas e decidiram mobilizar a sociedade para levar um pouco de força e esperança para os mais necessitados. Nós vamos pessoalmente oferecer uma palavra aos mais necessitados e faremos um mutirão de limpeza para ajudar os que perderam tudo”, informa a organização da campanha.
A campanha conta ainda com a venda de adesivos. As doações, no Bauhaus, podem ser entregues na loja onde foi montada a Casa do Papai Noel e que hoje estará aberta de 10 às 20h. Os organizadores lembram que nesta semana será aberto um site – www.todospelaserra.com.br – para a prestação de contas daquilo que foi arrecadado.
O movimento foi muito divulgado nas redes sociais e ganhou grande número de adeptos. O site de compras coletivas Giga Desconto recolhe doações em dinheiro até este domingo. A Todos pela Serra recebe metade do que for arrecadado e tudo será revertido para compra de alimentos, água potável e produtos de higiene pessoal. Os outros 50% ficam para a Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
Um grupo de amigos, formado também por alunos do 10º período de Direito da Universidade Católica de Petrópolis, com apoio da Defensoria Pública e Poder Judiciário – Comarca de Petrópolis, fez coleta de doações na Praça da Liberdade. Um caminhão e duas kombis lotados participaram da ação, que contou com cerca de 50 pessoas. Parte do material foi levado direto para São José, através de uma viatura da Polícia Civil, participante do movimento. Os outros, ainda na tarde desse sábado, iam se dirigir para o Centro de Cidadania, em Itaipava.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros