Sobrecarga deixa a Rua do Imperador sem luz pela terceira vez em quatro dias

Tribuna de Petrópolis - 28/01/2011

Na papelaria Obelisco, um computador e o aparelho de ar-condicionado queimaram. Prejuízo também nas vendas: clientes estão desistindo das compras

Pela terceira vez nessa semana, os comerciantes de parte da Rua do Imperador, nas proximidades do Obelisco, sofreram ontem com a queda de luz, que prejudicou o funcionamento de seus estabelecimentos. A falta de luz ocorreu na segunda, na quarta e nessa quinta-feira. Os empresários dizem que esse tipo de ocorrência, seguidas vezes, acaba afastando os clientes.
Contudo, a Ampla, que distribui energia para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, adotou um recurso para resolver a questão. A empresa ficou de trocar na noite de ontem o transformador que atende a Rua do Imperador, nas proximidades do nº 600, no centro da cidade. A distribuidora esclarece que o equipamento entrou em sobrecarga devido ao aumento do número de equipamentos elétricos utilizados por algum cliente que não solicitou à concessionária o aumento de carga. A Ampla destaca que todo cliente deve comunicar à distribuidora de energia o aumento de carga ao instalar em sua residência ou comércio novos equipamentos que funcionem com energia elétrica. A não comunicação à empresa pode causar sobrecarga no sistema, prejudicando outros clientes.
Até a tarde de ontem, os comerciantes ainda não tinham sido avisados sobre as melhorias que seriam realizadas e conviviam com o problema da falta de luz, que virou uma rotina. Funcionários da Ampla retiraram ontem um aparelho de medição gráfica, que mede a carga do transformador. Através desse aparelho, foi observado o grande aumento de carga nos últimos meses, por isso a empresa de energia resolveu colocar um transformador mais forte.
Uma reforma no local onde funcionava a antiga Farmácia Petrópolis e que vai receber uma loja de operadora de celular já recebe atenção especial. De acordo com o encarregado da obra, Rogério Nery, mudanças já foram feitas na estrutura e eles já entraram com  pedido de aumento de carga. O mesmo pedido já foi feito pelas Óticas King e Hora Certa Serrana.
As perdas são inevitáveis para os empresários. Na Papelaria Obelisco, um computador e o ar-condicionado foram perdidos. Na Riofarma, segundo o gerente Edmir Pinho, o cliente desiste de fazer compras e acaba indo embora por estar sem luz na loja. Ele ainda ressalta que o sistema é informatizado e fica difícil seguir trabalhando com os problemas frequentes causados pela falta de luz.
Na Papelaria Obelisco, o pedido de aumento de carga foi feito em 10 de dezembro de 2009, mas a loja não obteve resposta para o requerimento. A Ampla informou que o proprietário do estabelecimento precisa enviar à empresa a declaração de carga e a listagem de equipamentos elétricos utilizados, informações que ainda estão pendentes no protocolo em aberto. O empresário nega que a situação seja essa.
“Tenho a cópia de todos os documentos protocolados na agência de Petrópolis, com as informações que a empresa disse faltar para o jornal Tribuna de Petrópolis na última terça. O que eles declaram como pendente, já foi entregue”, declarou Paulo Melendez, da Obelisco.
De acordo com outros consumidores que tem o mesmo problema da papelaria, a Ampla estima o tempo que vai demorar a realizar o serviço depois que o sistema (GPS) calcula a distância da viatura mais próxima para o  imóvel. O tempo informado fica em torno de 10 a 12 horas, mesmo que o atendimento seja feito em um período menor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros