Sindicato faz alerta no Dia da Limpeza

Tribuna de Petrópolis - 16/09/2011

Amanhã se comemora o Dia Mundial da Limpeza, da Conscientização Ambiental e da Sustentabilidade do Planeta. Em todo o mundo acontecerão várias ações sob a denominação Clean Up The World. Para lembrar a data, o Sindicato Fluminense das Empresas de Asseio, Conservação e Meio Ambiente (Sinfac) alerta para a contratação de empresas de terceirização, pois muitas não possuem certificação e deixam de contribuir com a sustentabilidade, utilizando métodos baratos e que agridem a natureza, além dos problemas jurídicos.
“Eventos no mundo inteiro estão chamando a atenção de todos para mudar os conceitos de sustentabilidade, no entanto, em Petrópolis mesmo têm ocorrido muitos problemas com a contratação de serviços de terceirização, e estes serviços não são executados da melhor maneira. Algumas empresas somem e deixam os funcionários sem explicações. Antes de se preocupar com o menor preço, é preciso garantir a qualidade”, destacou José Carlos Barbosa, presidente do Sinfac.
Experiente no ramo, o empresário de 57 anos preside o sindicato sediado em Petrópolis e é também diretor de gestão da Federação das Empresas de Asseio, Conservação e Meio Ambiente (Febrac). O Sinfac (Rua Teresa, 651 – Loja 25 – Alto da Serra, e Avenida Portugal, 654 – Valparaíso) tem, entre os associados 32 empresas na cidade que são prestadoras de serviço. De acordo com o último Censo (2010), a categoria tem uma base de 8 milhões de pessoas.
“Hoje está muito em voga o menor preço. Antes, a empresa contratante deve procurar saber se a terceirizada tem capital social que garanta a realização do serviço. Muitas não trabalham nem com nota fiscal. Assim como acontece nos serviços envolvendo o setor público, os contratantes devem exigir uma contrapartida, cláusulas mais rígidas”, comentou Barbosa.
Um outro ponto que pode ser checado antes de contratar o serviço é pedir um contrato de regularidade sindical. Como toda vez que ocorre algum imprevisto os empregados correm até o sindicato da categoria pedindo as informações necessárias, é possível saber se existe alguma reclamação contra aquela empresa. José Carlos Barbosa disse ainda que recebeu recentemente uma carta do Ministério Público do Trabalho questionando a atuação de uma empresa local.
Ainda pelas comemorações do Dia Mundial da Limpeza, será feita uma auditoria para verificar se as empresas têm cumprido com as regras de sustentabilidade. Como a cidade de Petrópolis possui muitos cursos de água, Barbosa deixou o seu recado. “Devem diminuir o emprego de materiais de limpeza que são despejados nos rios locais. Estive na Austrália, em um congresso, e lá eles só utilizam produtos biodegradáveis. Uma vitória nossa já é ter as construções ecossustentáveis, que aproveitam a água da chuva, por exemplo”, disse ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros