quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Desfile de 7 de setembro lota Rua do Imperador

Tribuna de Petrópolis - 07/09/2011

Hoje é dia de celebrar mais uma vez a Independência do Brasil, proclamada há exatos 189 anos, em 7 de setembro de 1822. O desfile cívico em homenagem à Semana da Pátria é organizado pela Secretaria de Educação do município e começou às 9h, partindo do Bosque do Imperador e vias adjacentes. O trajeto tem cerca de 550 metros, iniciando o percurso na altura do número 288 da Rua do Imperador e indo até o número 870. A Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos participa do desfile neste ano.
Participam também o grupamento do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado, que abriu a solenidade com o hasteamento das bandeiras, a Banda do 32º BIMtz, a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), a Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis (Amirp), o Grupo de Escoteiros João XXIII, o 26º Batalhão de Polícia Militar, o 15º Grupamento de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Cruz Vermelha, além dos alunos de 10 escolas municipais, duas escolas estaduais e uma particular.
O lado par da Rua do Imperador está interditado hoje ao estacionamento e trânsito de veículos, desde 6h. No Bosque do Imperador, a passagem só é permitida aos moradores e a quem for utilizar a faixa em frente ao Colégio Estadual Dom Pedro II para acessar a Rua Dr. Joaquim Moreira, que só permite o retorno para o lado ímpar da Rua do Imperador e a Rua Paulo Barbosa. A Avenida Dom Pedro I também terá restrições ao tráfego e só poderá ser acessada pela Rua Alberto Torres.
Os coletivos da Viação Esperança continuam com o seu itinerário normal nessa quarta. As linhas da Viação Petro Ita que operam via Coronel Veiga e Castelânea, no sentido Centro x bairro, serão desviadas pela Rua Marechal Floriano Peixoto. Já as linhas 300, 330, 340 e 350 da Viação Cidade das Hortênsias irão passar pela Avenida Ipiranga e desembarcar os passageiros no ponto da Praça Dom Pedro, retornando pela ponte de acesso à Rua Nilo Peçanha e voltando pela Rua da Imperatriz.
Para a Viação Petrópolis, as linhas vindas dos bairros e que passam pela Rua da Imperatriz serão desviadas para a Praça da Liberdade, acessando o Centro pela Rua Washington Luís. Os coletivos da Viação Autobus e Viação Cascatinha seguirão o mesmo caminho. As mudanças irão perdurar até o encerramento do evento.

Comércio fechado

Neste feriado nacional, as lojas da Rua Teresa, Centro e Bingen estarão fechadas. Já o comércio dos distritos tem autonomia para funcionar, seguindo um acordo firmado entre os sindicatos representativos da classe. Sendo assim, não é certo que o comércio de Itaipava e região funcione hoje. Os mercados abrem em horário normal. Os ônibus seguem o horário de domingos e feriados. Todos os pontos turísticos estarão abertos, inclusive o Museu de Cera, que foi aberto ontem e fica na Rua Barão de Amazonas. Só o Palácio Rio Negro continua fechado por conta da greve dos servidores federais ligados ao Ministério da Cultura.
A Guarda Municipal e a Defesa Civil funcionam normalmente, como informou a Prefeitura Municipal em comunicado. Os serviços essenciais de urgência também estarão funcionando nos hospitais Alcides Carneiro, Nelson de Sá Earp, Leônidas Sampaio, Posse, Pedro do Rio e nas UPA’s do Centro e de Cascatinha. A Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) anunciou que a coleta de lixo acontecerá sem alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário