Desfile de 7 de setembro lota Rua do Imperador

Tribuna de Petrópolis - 07/09/2011

Hoje é dia de celebrar mais uma vez a Independência do Brasil, proclamada há exatos 189 anos, em 7 de setembro de 1822. O desfile cívico em homenagem à Semana da Pátria é organizado pela Secretaria de Educação do município e começou às 9h, partindo do Bosque do Imperador e vias adjacentes. O trajeto tem cerca de 550 metros, iniciando o percurso na altura do número 288 da Rua do Imperador e indo até o número 870. A Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos participa do desfile neste ano.
Participam também o grupamento do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado, que abriu a solenidade com o hasteamento das bandeiras, a Banda do 32º BIMtz, a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), a Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis (Amirp), o Grupo de Escoteiros João XXIII, o 26º Batalhão de Polícia Militar, o 15º Grupamento de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Cruz Vermelha, além dos alunos de 10 escolas municipais, duas escolas estaduais e uma particular.
O lado par da Rua do Imperador está interditado hoje ao estacionamento e trânsito de veículos, desde 6h. No Bosque do Imperador, a passagem só é permitida aos moradores e a quem for utilizar a faixa em frente ao Colégio Estadual Dom Pedro II para acessar a Rua Dr. Joaquim Moreira, que só permite o retorno para o lado ímpar da Rua do Imperador e a Rua Paulo Barbosa. A Avenida Dom Pedro I também terá restrições ao tráfego e só poderá ser acessada pela Rua Alberto Torres.
Os coletivos da Viação Esperança continuam com o seu itinerário normal nessa quarta. As linhas da Viação Petro Ita que operam via Coronel Veiga e Castelânea, no sentido Centro x bairro, serão desviadas pela Rua Marechal Floriano Peixoto. Já as linhas 300, 330, 340 e 350 da Viação Cidade das Hortênsias irão passar pela Avenida Ipiranga e desembarcar os passageiros no ponto da Praça Dom Pedro, retornando pela ponte de acesso à Rua Nilo Peçanha e voltando pela Rua da Imperatriz.
Para a Viação Petrópolis, as linhas vindas dos bairros e que passam pela Rua da Imperatriz serão desviadas para a Praça da Liberdade, acessando o Centro pela Rua Washington Luís. Os coletivos da Viação Autobus e Viação Cascatinha seguirão o mesmo caminho. As mudanças irão perdurar até o encerramento do evento.

Comércio fechado

Neste feriado nacional, as lojas da Rua Teresa, Centro e Bingen estarão fechadas. Já o comércio dos distritos tem autonomia para funcionar, seguindo um acordo firmado entre os sindicatos representativos da classe. Sendo assim, não é certo que o comércio de Itaipava e região funcione hoje. Os mercados abrem em horário normal. Os ônibus seguem o horário de domingos e feriados. Todos os pontos turísticos estarão abertos, inclusive o Museu de Cera, que foi aberto ontem e fica na Rua Barão de Amazonas. Só o Palácio Rio Negro continua fechado por conta da greve dos servidores federais ligados ao Ministério da Cultura.
A Guarda Municipal e a Defesa Civil funcionam normalmente, como informou a Prefeitura Municipal em comunicado. Os serviços essenciais de urgência também estarão funcionando nos hospitais Alcides Carneiro, Nelson de Sá Earp, Leônidas Sampaio, Posse, Pedro do Rio e nas UPA’s do Centro e de Cascatinha. A Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) anunciou que a coleta de lixo acontecerá sem alterações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros