Congresso de evangelização reúne 200 participantes internacionais

Tribuna de Petrópolis - 18/09/2011

Petrópolis recebe, a partir de amanhã, o Congresso Internacional de Evangelização, que será realizado no Instituto Teológico Franciscano até o dia 22 de setembro. O evento irá reunir mais de 200 pessoas vindas de diversos países da América Latina e Caribe, da Europa e da África, além de estudiosos de várias partes do Brasil. O congresso tem como tema “Evangelização em Diálogo” - Novos cenários desde o paradigma ecológico. Os participantes são professores, pesquisadores, pastoralistas e estudantes comprometidos com a missão evangelizadora da Igreja.
“O ‘Evangelizar em diálogo’ corresponde, em primeiro lugar, a um apelo que nos vem do próprio Jesus que, na relação com seus interlocutores, procurou dialogar sempre. ‘Evangelizar em diálogo’ corresponde ainda à preocupação da Igreja de se inserir no seio de uma cultura sempre mais plural, dialogando com seus eventuais interlocutores”, explicou frei Sinivaldo Silva Tavares, doutor em Teologia e organizador do congresso.
O objetivo do encontro é analisar e compreender os novos cenários nos quais se dá a ação evangelizadora. A Conferência de Aparecida, realizada em 2007, ao falar sobre a tarefa dos centros de teologia e das universidades católicas insiste na importância de fomentar o estudo e a pesquisa teológica e pastoral frente aos desafios da nova realidade social, plural, diferenciada e globalizada, procurando novas respostas que deem sustentação à fé.
“Os novos cenários se referem à diversidade de situações que caracterizam o ‘nosso tempo’. Por essa razão, os objetivos que nos propomos com a realização desse Congresso são: analisar e compreender novos cenários nos quais se dá a ação evangelizadora; discernir as interpelações destes novos cenários à ação evangelizadora e sugerir novos itinerários teológico-pastorais. Face aos novos cenários, a tarefa evangelizadora assumirá, portanto, as seguintes atitudes: analisar, compreender, discernir e sugerir. Tarefa árdua e, ao mesmo tempo, complexa”, comentou frei Sinivaldo.
O congresso será constituído de conferências magnas, que serão transmitidas pelo portal do ITF - http://www.itf.org.br, e de workshops. Na terça-feira, um dos palestrantes será o teólogo e escritor João Batista Libânio, primo do religioso e militante político Frei Betto. Ele falará sobre a Evangelização no Mundo Urbano, tratando dos desafios que os conglomerados urbanos põem à teologia e à pastoral.
No último dia, será realizado também o 8° Encontro dos Professores e Diretores dos Institutos Teológicos afiliados à PUA (Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma – Itália). Eles vão se reunir até o próximo sábado para alguns dias de formação, convivência e troca de experiências e informações sobre o andamento da vida acadêmica das respectivas instituições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros