domingo, 18 de setembro de 2011

Congresso de evangelização reúne 200 participantes internacionais

Tribuna de Petrópolis - 18/09/2011

Petrópolis recebe, a partir de amanhã, o Congresso Internacional de Evangelização, que será realizado no Instituto Teológico Franciscano até o dia 22 de setembro. O evento irá reunir mais de 200 pessoas vindas de diversos países da América Latina e Caribe, da Europa e da África, além de estudiosos de várias partes do Brasil. O congresso tem como tema “Evangelização em Diálogo” - Novos cenários desde o paradigma ecológico. Os participantes são professores, pesquisadores, pastoralistas e estudantes comprometidos com a missão evangelizadora da Igreja.
“O ‘Evangelizar em diálogo’ corresponde, em primeiro lugar, a um apelo que nos vem do próprio Jesus que, na relação com seus interlocutores, procurou dialogar sempre. ‘Evangelizar em diálogo’ corresponde ainda à preocupação da Igreja de se inserir no seio de uma cultura sempre mais plural, dialogando com seus eventuais interlocutores”, explicou frei Sinivaldo Silva Tavares, doutor em Teologia e organizador do congresso.
O objetivo do encontro é analisar e compreender os novos cenários nos quais se dá a ação evangelizadora. A Conferência de Aparecida, realizada em 2007, ao falar sobre a tarefa dos centros de teologia e das universidades católicas insiste na importância de fomentar o estudo e a pesquisa teológica e pastoral frente aos desafios da nova realidade social, plural, diferenciada e globalizada, procurando novas respostas que deem sustentação à fé.
“Os novos cenários se referem à diversidade de situações que caracterizam o ‘nosso tempo’. Por essa razão, os objetivos que nos propomos com a realização desse Congresso são: analisar e compreender novos cenários nos quais se dá a ação evangelizadora; discernir as interpelações destes novos cenários à ação evangelizadora e sugerir novos itinerários teológico-pastorais. Face aos novos cenários, a tarefa evangelizadora assumirá, portanto, as seguintes atitudes: analisar, compreender, discernir e sugerir. Tarefa árdua e, ao mesmo tempo, complexa”, comentou frei Sinivaldo.
O congresso será constituído de conferências magnas, que serão transmitidas pelo portal do ITF - http://www.itf.org.br, e de workshops. Na terça-feira, um dos palestrantes será o teólogo e escritor João Batista Libânio, primo do religioso e militante político Frei Betto. Ele falará sobre a Evangelização no Mundo Urbano, tratando dos desafios que os conglomerados urbanos põem à teologia e à pastoral.
No último dia, será realizado também o 8° Encontro dos Professores e Diretores dos Institutos Teológicos afiliados à PUA (Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma – Itália). Eles vão se reunir até o próximo sábado para alguns dias de formação, convivência e troca de experiências e informações sobre o andamento da vida acadêmica das respectivas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário