Instalação de câmeras no Centro Histórico só depende de Brasília

Tribuna de Petrópolis - 06/09/2011

Hoje o Centro Histórico é monitorado por oito câmeras. Novo projeto prevê a instalação de mais 20 equipamentos
O projeto para a instalação de mais 20 câmeras de segurança em Petrópolis, totalizando 28  dispositivos, já se encontra no Ministério da Justiça, junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, e será repassado, em breve, ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), que é o portal dos convênios do Governo Federal. Em Brasília, já está também um ofício com o projeto pronto à espera de autorização para abertura do edital. Houve um pequeno atraso no cronograma inicial, pois foi preciso instalar mais antenas na cidade devido à topografia irregular.
“São várias regras para respeitar e seguir. Uma delas é a frequência de rádio, que deve ser mais baixa, para não afetar a rede da Anatel. Já são 8 câmeras no Centro Histórico e teremos mais 20, que agora vão contemplar Itaipava, Bingen, Rua Teresa e Quitandinha. Teremos câmera nas entradas e saídas da cidade. É uma medida preventiva de segurança”, declarou o secretário de Segurança do município, Hélio Moura Filho.
Além da segurança propriamente dita, as câmeras vão auxiliar no monitoramento do trânsito, ajudar a Defesa Civil e prestar serviço às forças públicas, como a Guarda Municipal, que já tem cumprido o trabalho de prevenção ao vandalismo de prédios públicos. “A vigilância também será integrada aos municípios vizinhos e à Concer, que já monitora a rodovia BR-040. É bom lembrar que a segurança na serra melhorou. As viaturas da Polícia Rodoviária Federal voltaram para os postos do Belvedere e do Quitandinha, onde ficam dois policiais. O inspetor Vital, superintendente da PRF no Rio de Janeiro, cumpriu a promessa, feita através de uma solicitação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)”, comentou o secretário.
O GGIM que se reúne uma vez por mês é formado por representantes da secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) e outras secretarias de governo. O presidente é o prefeito. Para melhorar o serviço desempenhado pelo GGIM, este ganhará um gabinete físico na Rua Dr. Sá Earp, 39. O local já recebeu outros órgãos como o Ambulatório de Especialidades e Saúde do Idoso.
A Polícia Militar poderá ajudar na vigilância, colocando policiais à disposição do Centro de Operações, que será melhor equipado. “Existe um ótimo relacionamento com a PM, uma boa cooperação no GGIM. O nosso aparato ainda é tímido pelas oito câmeras que só pegam a Rua do Imperador. Já o futuro gabinete físico terá sete salas. Duas delas serão  para o secretário executivo e para a sala de crises. As ligações de emergência serão direcionadas para lá também”, finalizou Hélio Moura. As obras devem começar em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros