Estiagem já prejudica o abastecimento de água

Tribuna de Petrópolis - 24/09/2011

Com mais de dois meses sem que as chuvas mais fortes possam ajudar a encher os mananciais da Estação de Tratamento de Água do Bonfim, o volume dos reservatórios registrou uma queda de 45%. Isso irá provocar uma diminuição do abastecimento para os bairros de  Corrêas, Nogueira, Bonsucesso, Samambaia, Castelo São Manoel, Bairro da Glória, Águas Lindas, Calembe, Jardim Salvador, Caetitu e adjacências. Alguns moradores já sentem esses efeitos.
“Não caiu água na quarta e nem na quinta-feira. Só foi cair hoje de manhã (ontem) e mesmo assim foi pouco. Com essa questão das queimadas, que estão secando tudo, vai ficar pior ainda”, declarou o aposentado Antônio Alves Soares. Ele mora no Roseiral, onde uma antiga bica da Rua José Teixeira Milagre, próximo ao número 30, é a garantia de abastecimento para os habitantes do logradouro.
A concessionária Águas do Imperador colocou à disposição de seus clientes quatro caminhões-pipa que abastecem hospitais, creches, conjuntos habitacionais e escolas. Estes são usuários que consomem mais água e não podem ficar desabastecidos. É esperado que o volume de água disponível nas redes seja suficiente para os demais consumidores. O esquema de reforço feito pelos caminhões-pipa funcionará dia e noite, até que os mananciais se recuperem.
Nas outras regiões de Petrópolis, o abastecimento é satisfatório, pois há dois meses estão em funcionamento os sistemas alternativos de abastecimento – Rio da Cidade e Ponte de Ferro – que agregam ao sistema de abastecimento mais 30% do total da água distribuída diariamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros