Jovens uruguaios em Petrópolis

Tribuna de Petrópolis - 22/09/2011

Integrantes do Movimento Gente que Avanza buscam apoio de empresas locais para financiar projetos
O Movimento Latino-Americano Gente que Avanza, uma organização civil uruguaia, é uma escola especializada em formar jovens líderes que possam contribuir para o crescimento da sociedade, sendo empreendedores sociais com valores firmes. Com integrantes espalhados em mais de 20 países ao redor do mundo, a entidade estará presente em Petrópolis no próximo mês. Com a duração de 10 meses, o curso do Centro de Formação de Líderes tem etapas fora de Montevidéu, que é a sede, e uma delas será aqui na cidade, entre os dias 11 e 25 de outubro.
Através de uma parceria firmada com o projeto Iniciativas de Mudança, que tem uma filial no Sítio São Luiz, no bairro Retiro, eles passarão duas semanas na cidade e realizarão várias atividades. Serão 13 pessoas envolvidas, sendo três guatemaltecos, três hondurenhos, um argentino, uma ucraniana e cinco brasileiros. Antes, porém, eles ficarão uma semana, de 4 a 11 de outubro, na cidade mineira de Barbacena. Um petropolitano está na turma deste ano: Ernesto Costa Veras, 22 anos.
“Por meio de entrevistas, realizadas  em 2010, estes jovens foram aprovados e viajaram para Montevidéu, iniciando os cursos no mês de fevereiro. Nosso intuito é descobrir talentos, que cada jovem encontre o sentido de sua vida e volte para a sociedade onde agirá transformado por uma mudança pessoal. O diferencial da nossa organização é a experiência de vida”, destacou Karen Souza, do setor de comunicação e relações públicas. Ela lembrou que na década de 1970, a associação tinha o nome de Vila la Gente e também atuou no Brasil.
Para fazer parte desse seleto grupo, o jovem precisa ter entre 19 e 30 anos, ter concluído o Ensino Médio, disponibilidade para participar do programa durante um ano inteiro, realizar uma entrevista pessoal com alguns integrantes do movimento e contar com o apoio dos pais. O desejo deles é poder alocar cada jovem em uma família da cidade para que eles possam compartilhar um estilo de vida, experiências e costumes diferentes.
O Gente que Avanza tem a intenção de contar com o apoio de empresas locais, não só com ajuda financeira, já que eles são uma organização sem fins lucrativos, mas também com o auxílio em transporte. Há ainda a possibilidade de entrar em contato e trazer alguns cursos para as instituições. Os contatos podem ser feitas pelo e-mail ksouza@gentequeavanza.org, pelo site www.gentequeavanza.org ou através dos telefones (24) 2231-0768, com Ernesto, e (24) 9219-4859, que é o celular do grupo na cidade. Durante a passagem dos jovens por Petrópolis, alguns eventos serão abertos ao público como mais uma forma de integrar as diferentes culturas da América Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros