quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jovens uruguaios em Petrópolis

Tribuna de Petrópolis - 22/09/2011

Integrantes do Movimento Gente que Avanza buscam apoio de empresas locais para financiar projetos
O Movimento Latino-Americano Gente que Avanza, uma organização civil uruguaia, é uma escola especializada em formar jovens líderes que possam contribuir para o crescimento da sociedade, sendo empreendedores sociais com valores firmes. Com integrantes espalhados em mais de 20 países ao redor do mundo, a entidade estará presente em Petrópolis no próximo mês. Com a duração de 10 meses, o curso do Centro de Formação de Líderes tem etapas fora de Montevidéu, que é a sede, e uma delas será aqui na cidade, entre os dias 11 e 25 de outubro.
Através de uma parceria firmada com o projeto Iniciativas de Mudança, que tem uma filial no Sítio São Luiz, no bairro Retiro, eles passarão duas semanas na cidade e realizarão várias atividades. Serão 13 pessoas envolvidas, sendo três guatemaltecos, três hondurenhos, um argentino, uma ucraniana e cinco brasileiros. Antes, porém, eles ficarão uma semana, de 4 a 11 de outubro, na cidade mineira de Barbacena. Um petropolitano está na turma deste ano: Ernesto Costa Veras, 22 anos.
“Por meio de entrevistas, realizadas  em 2010, estes jovens foram aprovados e viajaram para Montevidéu, iniciando os cursos no mês de fevereiro. Nosso intuito é descobrir talentos, que cada jovem encontre o sentido de sua vida e volte para a sociedade onde agirá transformado por uma mudança pessoal. O diferencial da nossa organização é a experiência de vida”, destacou Karen Souza, do setor de comunicação e relações públicas. Ela lembrou que na década de 1970, a associação tinha o nome de Vila la Gente e também atuou no Brasil.
Para fazer parte desse seleto grupo, o jovem precisa ter entre 19 e 30 anos, ter concluído o Ensino Médio, disponibilidade para participar do programa durante um ano inteiro, realizar uma entrevista pessoal com alguns integrantes do movimento e contar com o apoio dos pais. O desejo deles é poder alocar cada jovem em uma família da cidade para que eles possam compartilhar um estilo de vida, experiências e costumes diferentes.
O Gente que Avanza tem a intenção de contar com o apoio de empresas locais, não só com ajuda financeira, já que eles são uma organização sem fins lucrativos, mas também com o auxílio em transporte. Há ainda a possibilidade de entrar em contato e trazer alguns cursos para as instituições. Os contatos podem ser feitas pelo e-mail ksouza@gentequeavanza.org, pelo site www.gentequeavanza.org ou através dos telefones (24) 2231-0768, com Ernesto, e (24) 9219-4859, que é o celular do grupo na cidade. Durante a passagem dos jovens por Petrópolis, alguns eventos serão abertos ao público como mais uma forma de integrar as diferentes culturas da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário