Gratuidade leva visitantes a pontos turísticos da cidade

Tribuna de Petrópolis - 28/09/2011

Do alto da torre da Catedral, petropolitanos e turistas tinham a visão de uma Petrópolis diferente: movimento foi maior do que o registrado em outros dias
Para comemorar o Dia Mundial do Turismo, três atrações turísticas estiveram de portas abertas gratuitamente ontem no Centro Histórico: Palácio de Cristal, Museu Casa de Santos Dumont e Torre da Catedral São Pedro de Alcântara. Esta última foi a que registrou um movimento bastante superior ao dos dias em que o ingresso é pago, com 130 pessoas visitando um espaço onde é possível ter uma vista privilegiada da Avenida Koeller e arredores.
Muitos nem sabiam que a torre era aberta à visitação e foram surpreendidos pelas notícias da TV e dos jornais dando conta da atração disponível com entrada franca. Foi o caso do engenheiro de telecomunicações Marcelo Henrique Pereira. Mineiro de Belo Horizonte, ele fixou residência na Cidade Imperial há apenas três anos. Como o seu trabalho exige muitos deslocamentos, ainda não tinha reservado um tempo para o turismo.
“Durante esse tempo, ainda não tinha me dado a oportunidade de parar um pouco e visitar os famosos pontos turísticos. Queria conhecer a cidade mesmo, não só passar por ela”, disse Marcelo, que resolveu ir à Catedral, primeiramente, devido à religiosidade que o povo mineiro conserva. O casal petropolitano Francisco e Verônica Brand, moradores do Retiro, também foram despertados pela curiosidade para visitar a torre.
“A gente nem sabia que a visitação era aberta. Assistindo a TV, tivemos esta surpresa e resolvemos vir conferir. Daqui é possível ter uma visão diferente, observar a cidade de um outro ângulo. A igreja já é marcante para nós, pois o meu filho foi batizado aqui”, relatou Verônica. Ela citou ainda uma passagem curiosa relacionada à Catedral: em uma chuva de verão que transbordou o Rio Quitandinha, eles ficaram presos naquele local e tiveram uma visão que seria melhor ainda se a torre já fosse aberta. “Daria para tirar boas fotos”, comentou ela.
Ontem também foi um bom dia para o passeio em família. Aproveitando a ocasião, Adriana Forster e Tayana Oliveira, mãe e filha, visitaram o Museu Casa de Santos Dumont e depois também passaram pela Torre da Catedral. “Na Casa de Santos Dumont, havia muito tempo que não íamos lá, valeu a pena a visita. E hoje, com a facilidade de tirar fotos e registrar os momentos, é mais interessante ainda”, disse Adriana. Elas acompanharam uma exposição de fotos na Catedral e depois vislumbraram a bela paisagem.
O ponto turístico entrou na rede da Fundação de Cultura e Turismo em agosto de 2009. A visitação é feita de terça-feira a sábado, das 10 às 17h. É permitido, no máximo, 15 pessoas por vez. O número registrado ontem (131 visitantes) é bem superior à média de terça a sexta (10 a 15) e sábados (50). O ingresso inteiro custa R$ 8, tendo desconto para estudantes  de escolas privadas e idosos (60 a 64 anos) a R$ 4. A entrada é gratuita para estudantes do ensino público e idosos acima dos 65 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros