CPTrans pode alterar uso das vagas de idosos

Tribuna de Petrópolis - 28/12/2011

O arquiteto Lúcio Mendonça sugere que as vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes físicos tenham também regulamentação. A ideia surgiu através da sua própria necessidade, já que ele, idoso, não consegue estacionar o seu veículo na Rua do Imperador e nem nas vias próximas quando precisa vir até o Centro. Ele possui certificação da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), mas mesmo assim tem enfrentado dificuldades.
“Para minimizar o problema e dar oportunidade igualitária aos condutores de estacionar no Centro Histórico, solicitamos eficiência técnica da fiscalização, na permanência e posse do bilhete rotativo. Assim como regulamentar o tempo disponível, de duas horas por exemplo, para os portadores de necessidades especiais e idosos e excluir o privilégio de vaga cativa a quem já detém outros benefícios”, declarou Lúcio Mendonça.
E Lúcio tem o apoio de uma pessoa importante. O presidente da CPTrans, Roberto Naval, acha que essas vagas merecem melhor fiscalização. “É verdade, acho que ele tem razão. Hoje todos têm o cartão que permite estacionar nestas vagas, mas isso vai mudar. A partir da próxima semana, vamos começar a divulgar o recadastramento dos idosos e deficientes físicos na sede da CPTrans. O novo certificado vai ter o número da carteira de habilitação e só vai permitir até duas horas. Os motoristas não podem ficar o dia inteiro na vaga”, informou Naval.
Para o arquiteto Lúcio Mendonça, os petropolitanos precisam dialogar mais para obter as melhorias que a cidade precisa. “Muitos acham ruim certas coisas, mas não reclamam. Tem gente que para e permanece na vaga durante o dia inteiro, os outros idosos ficam sem opções. Para as vagas cativas, deveria haver mais fiscalização para dar rotatividade. Ficamos rodando no Centro para conseguir uma vaga e tem hora que não encontramos. Peço uma igualdade para todos, só isso”, explicou ele.

Comentários

  1. Acabo de adquirir este cartão de idoso para estacionamento na cidade e já vinha observando este fato: Automóveis estacionados nestas vagas o dia inteiro!!! Se já são poucas as vagas para quem paga, imaginem como são poucas estas vagas para idosos! Como eu disse, acabo de adquirir este direito, mas apoio a regulamentação de tempo para uso das vagas para idosos também!

    ResponderExcluir
  2. Quero salientar que essas vagas devem seguir uma regra federal, determinar o tempo que o cidadão vai ficar na vaga, é completamente inconstitucional. Para que isso aconteça os rotativos pagos tem que seguir os mesmos moldes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros