Comemoração com entrada franca no Museu

Tribuna de Petrópolis - 03/12/2011

A gratuidade comemorava os 186º aniversário de Dom Pedro II
Ontem, dia em que se comemorou os 186º aniversário do nascimento de Dom Pedro II, o Museu Imperial franqueou a entrada de visitantes. Com isso, o palácio que serviu de residência de verão ao imperador no século XIX, registrou o ingresso de 672 pessoas, incluindo estudantes. O número é quase o dobro daqueles que costumam frequentar a instituição nesta época do ano, considerada baixa temporada.
A chuva não impediu que muitos saíssem de casa para conhecer o rico acervo do Museu. Foi o caso dos amigos Juan Fabbrin Xavier, de 18 anos, e Júlia Louzada, de 15 anos. Os estudantes aproveitaram que a entrada no principal ponto turístico da cidade era gratuita e foram conferir a história do Segundo Reinado contada através de quadros e peças de época. “É a terceira vez que venho ao Museu Imperial. Gosto de vir aqui, é diferente. Não tem uma coisa que me chamou a atenção de forma especial, vim mais pelo conjunto”, disse Juan que recebeu o convite da amiga na manhã de ontem.
Para a tarde chuvosa de ontem, uma solução foi comprar a capa de chuva estilizada do museu, vendida na loja de souvenirs. O objeto fez sucesso entre os turistas que vieram para a cidade e fora pegos de surpresa com o mau tempo. As amigas Thais Corrêa Rodrigues, de 19 anos, e Maialu Amaral, de 17 anos, são de Belo Horizonte e estiveram passeando pela Cidade Imperial. “Viemos para fazer vestibular para uma faculdade do Rio de Janeiro, mas hoje passamos para conhecer melhor a cidade. É interessante poder conhecer de perto a história que tanto estudamos”, revelou Thais.
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), fundado por Pedro II em 1838, também participa das festividades de aniversário do imperador. Na próxima quarta-feira, a instituição, promove uma sessão da sua Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas (CEPHAS), com uma palestra, às 15h, no Cine Teatro do Museu Imperial. Na ocasião, Dom João de Orléans e Bragança vai falar sobre fotografia, uma das paixões do imperador, em palestra intitulada “De Pedro a João: Fotógrafos da Casa Imperial”.
E amanhã, o Conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) realiza o seu sétimo concerto da temporada 2011, às 16h. O evento acontece na Sala da Batalha de Campo Grande e tem entrada franca. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria das 11h às 17h30. O conjunto tem a regência do maestro Antônio Gastão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros