segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Comemoração com entrada franca no Museu

Tribuna de Petrópolis - 03/12/2011

A gratuidade comemorava os 186º aniversário de Dom Pedro II
Ontem, dia em que se comemorou os 186º aniversário do nascimento de Dom Pedro II, o Museu Imperial franqueou a entrada de visitantes. Com isso, o palácio que serviu de residência de verão ao imperador no século XIX, registrou o ingresso de 672 pessoas, incluindo estudantes. O número é quase o dobro daqueles que costumam frequentar a instituição nesta época do ano, considerada baixa temporada.
A chuva não impediu que muitos saíssem de casa para conhecer o rico acervo do Museu. Foi o caso dos amigos Juan Fabbrin Xavier, de 18 anos, e Júlia Louzada, de 15 anos. Os estudantes aproveitaram que a entrada no principal ponto turístico da cidade era gratuita e foram conferir a história do Segundo Reinado contada através de quadros e peças de época. “É a terceira vez que venho ao Museu Imperial. Gosto de vir aqui, é diferente. Não tem uma coisa que me chamou a atenção de forma especial, vim mais pelo conjunto”, disse Juan que recebeu o convite da amiga na manhã de ontem.
Para a tarde chuvosa de ontem, uma solução foi comprar a capa de chuva estilizada do museu, vendida na loja de souvenirs. O objeto fez sucesso entre os turistas que vieram para a cidade e fora pegos de surpresa com o mau tempo. As amigas Thais Corrêa Rodrigues, de 19 anos, e Maialu Amaral, de 17 anos, são de Belo Horizonte e estiveram passeando pela Cidade Imperial. “Viemos para fazer vestibular para uma faculdade do Rio de Janeiro, mas hoje passamos para conhecer melhor a cidade. É interessante poder conhecer de perto a história que tanto estudamos”, revelou Thais.
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), fundado por Pedro II em 1838, também participa das festividades de aniversário do imperador. Na próxima quarta-feira, a instituição, promove uma sessão da sua Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas (CEPHAS), com uma palestra, às 15h, no Cine Teatro do Museu Imperial. Na ocasião, Dom João de Orléans e Bragança vai falar sobre fotografia, uma das paixões do imperador, em palestra intitulada “De Pedro a João: Fotógrafos da Casa Imperial”.
E amanhã, o Conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) realiza o seu sétimo concerto da temporada 2011, às 16h. O evento acontece na Sala da Batalha de Campo Grande e tem entrada franca. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria das 11h às 17h30. O conjunto tem a regência do maestro Antônio Gastão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário