Alerta de risco divulgado pelas redes sociais, na web

Tribuna de Petrópolis - 16/12/2011

A rede social não é só um ambiente para o contato entre amigos, mas também presta relevante serviço na área de comunicação. Para aproveitar a rapidez com que as informações circulam pela grande rede, a Prefeitura de Petrópolis tem utilizado os seus perfis no Facebook e Twitter para alertar a população sobre as condições da cidade antes e depois das chuvas. A iniciativa vem desde novembro e é realizada através da Coordenadoria de Defesa Civil em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). E os internautas petropolitanos têm disseminado as informações entre seus contatos.
Existem quatro tipos de alertas: vigilância (sem chuvas ou chuvas fracas e espaças/nível de água normal); atenção (previsão de ocorrências de chuvas moderadas e fortes); alerta (registro de chuvas intensas/subida do nível do rio acima do normal) e alerta máximo (continuação da chuva/rio atingindo 80% do nível de transbordamento). A Defesa Civil recebe os comunicados quando há previsão de chuva forte ou possibilidade de transbordamento dos rios a partir de estatísticas das estações pluviométricas e fluviométricas que se encontram distribuídas pelo município.
O Centro de Operações do Inea, logo depois, envia um alerta por meio de mensagem de texto para a Coordenadoria da Defesa Civil, que é responsável por inserir as informações nas respectivas redes sociais. Os alertas podem ser acompanhados nos links: http://facebook.com/pmpetropolis e http://twitter.com/pmpetropolis.
Um exemplo de alerta: “A Prefeitura de Petrópolis informa que a Defesa Civil está operando em estado de ATENÇÃO, conforme o aviso do Inea sobre a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva à tarde e à noite, devido à aproximação de uma frente fria”. Esta mensagem foi enviada pelas redes sociais na manhã de quinta-feira e atingiu quase 1700 pessoas diretamente, somando os 1575 contatos do Facebook e os 110 do Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros