Alerta de risco divulgado pelas redes sociais, na web

Tribuna de Petrópolis - 16/12/2011

A rede social não é só um ambiente para o contato entre amigos, mas também presta relevante serviço na área de comunicação. Para aproveitar a rapidez com que as informações circulam pela grande rede, a Prefeitura de Petrópolis tem utilizado os seus perfis no Facebook e Twitter para alertar a população sobre as condições da cidade antes e depois das chuvas. A iniciativa vem desde novembro e é realizada através da Coordenadoria de Defesa Civil em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). E os internautas petropolitanos têm disseminado as informações entre seus contatos.
Existem quatro tipos de alertas: vigilância (sem chuvas ou chuvas fracas e espaças/nível de água normal); atenção (previsão de ocorrências de chuvas moderadas e fortes); alerta (registro de chuvas intensas/subida do nível do rio acima do normal) e alerta máximo (continuação da chuva/rio atingindo 80% do nível de transbordamento). A Defesa Civil recebe os comunicados quando há previsão de chuva forte ou possibilidade de transbordamento dos rios a partir de estatísticas das estações pluviométricas e fluviométricas que se encontram distribuídas pelo município.
O Centro de Operações do Inea, logo depois, envia um alerta por meio de mensagem de texto para a Coordenadoria da Defesa Civil, que é responsável por inserir as informações nas respectivas redes sociais. Os alertas podem ser acompanhados nos links: http://facebook.com/pmpetropolis e http://twitter.com/pmpetropolis.
Um exemplo de alerta: “A Prefeitura de Petrópolis informa que a Defesa Civil está operando em estado de ATENÇÃO, conforme o aviso do Inea sobre a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva à tarde e à noite, devido à aproximação de uma frente fria”. Esta mensagem foi enviada pelas redes sociais na manhã de quinta-feira e atingiu quase 1700 pessoas diretamente, somando os 1575 contatos do Facebook e os 110 do Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Número de ligações já dobrou com divulgação de Disque Denúncia local

Meio século da morte de Roberto Silveira